Este ano foi muito promissor para a TIP TOP, pois além de abrir 20 franquias, ainda inaugurou sua primeira Mega Store com mais de mais de quatro mil itens dos mais diversos tipos, que incluem roupas, acessórios, carrinhos para bebê, brinquedos e uma infinidade de itens para atender a todas as necessidades que envolvem a chegada de uma criança.
“Este ano tivemos uma força para o crescimento vindo da própria rede já constituída, ou seja, depois de cinco anos atuando com franquia, temos franqueados com operações bastante sólidas e com crescimento constante, o que propicia para que pensem em crescer ainda mais com suas operações e consequentemente participar ativamente do plano de expansão”, explica Ricardo Marcondes, gerente de expansão da marca.
Sendo assim, a TIP TOP encerra 2013 com 86 lojas que juntas representam um faturamento de R$ 70milhões para a rede. A marca já tem bem definidos os passos que querem dar em 2014, a abertura de 20 novas unidades é um deles. A TIP TOP já está presente em todos os estados do Nordeste e para o próximo ano, quando pretende alcançar a marca das 100 unidades, o direcionamentoserá em regiões como Norte e Sul do País.
Outro foco será na expansão da Mega Store. Depois de quatro meses observando e avaliando o projeto, Marcondes afirma que já estão conversando com alguns candidatos interessados em investir nesse novo modelo de negócio da marca.“Os resultados da Mega Store tem sido surpreendente. O número de clientes tem sido muito bom e cresce a cada dia. Conseguimos neste pouco tempo de loja aberta fidelizar os clientes que já tem voltado com frequência à loja.”, comemora.
No plano estratégico da TIP TOP também consta o compromisso com a constante melhora dos resultados das lojas já existentes por meio da manutenção do nível de suporte dado para os franqueados. Para isso, a empresa investe em treinamentos e ampliação da equipe ao passo do crescimento da rede. “Um dos diferenciais da Tip Top é se antecipar as suas necessidade e a de seus franqueados. Hoje já possuímos uma estrutura de pessoal e suporte direcionado para as franquias bem acima do necessário para não perdermos a excelência que hoje conquistamos”, completa o executivo.
Em função disso, a empresa está sempre interagindo com o mercado internacional para identificar novidades no que se refere ao operacional das lojas quanto às tendências de moda que serão reinterpretadas para compor as coleções da TIP TOP. Mas de um jeito bem brasileiro, a companhia já se prepara para aproveitar a Copa do Mundo. “Estamos preparando uma coleção específica para este momento, onde os pais poderão encontrar diversos produtos para ambientarem seus pequenos durantes os jogos da copa”, conta.
EVOLUÇÃO DE ABERTURA DE LOJAS:
2008 – 6 lojas
2009 – 22 lojas (+266%)
2010 – 37 lojas (+68%)
2011 – 54 lojas (+46%)
2012 – 68 lojas (+26%)
2013 – 86 lojas (+27%)
FATURAMENTO DA REDE (EVOLUÇÃO 2008 A 2013):
2008 – R$ 2,2 milhões
2009 – R$ 9,4 milhões (+317%)
2010 – R$ 22,7 milhões (+141%)
2011 – R$ 37,5 milhões (+65%)
2012 – R$ 53 milhões. (+41%)
2013 – Previsão: R$ 70 milhões. (+32%)
2014 – Previsão: Crescimento de Aproximadamente 30% sobre 2013.