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Think Tank Franchising Brasil: primeiros encontros debatem mudanças da pandemia

Think Tank Franchising Brasil: primeiros encontros debatem mudanças da pandemia

A 1ª semana do evento virtual do programa Franchising Brasil debateu ainda estratégias e outros assuntos, e contou com a presença de marcas nacionais e internacionais para analisar o atual momento do mercado

Começaram na última segunda-feira (24/8), os primeiros encontros do Think Tank Franchising Brasil. A iniciativa, que tem como objetivo promover reuniões online de troca de experiências e  construir pontes e soluções para o momento pós-pandemia, é organizada pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor de franquias brasileiro, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante a última semana de agosto, aconteceram sete reuniões remotas, que contaram com a presença de marcas brasileiras como Rei do Mate, Bibi, Grupo Sobrancelhas Design, CleanNew, Trilha do Açai, School of Rock e mais. A primeira fase do evento ainda recebeu parceiros internacionais para promover um diálogo sobre o panorama da crise da Covid-19 na América Latina e também em Portugal. Entre os nomes estavam empresas como South Food, Kumon, Brittany Group, Depilart. Além das marcas e grupos, os encontros também contaram com mediadores como Cristina Matos, diretora executiva da Associação Portuguesa de Franchising (APF), e Gabriel Grasiuso, secretário geral da Federación Iberoamericana de Franquicias (FIAF).

O fechamento de lojas físicas foi um dos pontos mais discutidos durantes as conversas entre os empresários, assim como as soluções para minimizar o impacto disso para os franqueados nestes países. Gabriel avaliou este momento: “Primeiro foi muito medo para todos, principalmente para as redes de franquias mais jovens, que ainda não haviam atravessado crises”, conta, e acrescenta: “Sabemos agora que toda pandemia tem um impacto inicial muito forte, então esse efeito do medo foi o maior ponto de trabalho [para as associações]. Muitas empresas focaram nisso, em trabalhar por dentro para manter seu negócio”, diz o empresário.

Adriana Lima, representante da Rei do Mate, reforçou a importância da fidelização do cliente durante esta fase e o quanto a tecnologia pode auxiliar neste processo: “Temos clientes muito fiéis, então esse é o principal ponto. Ficamos muito ativos nas redes sociais, até no Linkedin, para manter essa comunicação com nossos compradores e também franqueados, ainda mais os interessados em futuramente trabalhar conosco”, completa Adriana, afirmando ainda a importância de passar confiança nessa comunicação digital.

Mudanças para ficar
Empresas como a Trilha do Açaí e School of Rock implementaram processos que ficarão mesmo após a pandemia, como combos de produtos e, também, o uso da tecnologia para levar o serviço ao cliente. A escola de música, por exemplo, fez uma parceria exclusiva com o Zoom para conseguir manter um som de qualidade em suas aulas online, algo que deve fazer parte de diversas atividades pós-pandemia.

Durante uma das mesas, Rafael Cafolla, da Blue Sol, reforçou a relevância do digital: “Esse mundo virtual trouxe reflexões para a empresa, principalmente com relação ao custo elevado de uma loja fixa. Como faremos isso após a pandemia? Será que realmente terá um payback neste novo normal?”

A concordância entre os participantes é que a evolução do digital durante este momento vai melhorar ainda mais a experiência presencial após a pandemia, que não deve ser substituída por completo. A união entre marcas também é um ponto forte e mostrou resultados no período.

A segunda rodada de mesas do Think Tank acontece durante a semana de 31/08 a 04/09. Em breve teremos mais informações com uma cobertura dos principais pontos debatidos nesta semana.

Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.