Sul e Nordeste têm potencial para franchising

Jornal DCI – Redação – 19/11

Atualmente, a região Norte possui a maior proporção de lojas franqueadas, com 38%. Na sequencia aparece o Centro-Oeste, com 34%. O Sudeste tem 36% de franquias em seus malls.

As regiões Sul e Nordeste são os locais em que há grande espaço de expansão para o franchising. Redes regionais e grandes players se apoiam na abertura de shopping centers para ampliação da presença no mercado de consumo.

“Existem marcas que querem expandir para outros centros e não sabem como. O franchising pode ser a solução dessas marcas com DNA regional para explorar”, afirmou o diretor de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Rogério Feijó.

O especialista confirmou que as regiões Norte e Sul serão as que receberam maior investimento em médio prazo. “Com o aumento da visibilidade econômica dessas regiões, rapidamente as redes conseguem ganho de escala o que viabilizando investimentos nesses locais” explicou.

Na opinião do sócio-diretor da GSBW, Luiz Alberto Marinho, ter 34,5% de franquias dentro de shoppings mostra um nicho modesto e que tem um longo caminho a percorrer ainda. “Acredito que isso chegue a mais de 50% em um curto espaço de tempo”, explicou o especialista.