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Simpósio Jurídico analisa omnicanalidade, aspectos econômicos e marketing digital

Simpósio Jurídico analisa omnicanalidade, aspectos econômicos e marketing digital
Luciano Timm (FGV Direito), ao microfone, no painel moderado por Sidnei Amendoeira

Especialistas debateram esses e outros assuntos, além de mesas-redondas aprofundarem temas do mundo jurídico fundamentais para o franchising.

O diretor jurídico da ABF, Sidnei Amendoeira Jr. (MMA Advogados), abriu o Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial da ABF Franchising Week 2023, assinalando a importância da campanha Franchising Íntegro, lançada pela entidade em sua convenção no ano passado por meio de um manifesto. “Nós todos temos um papel fundamental na execução de um franchising íntegro e ético”, ressaltou.

A omnicanalidade e o que ela traz ao dia a dia das operações foram debatidos no painel moderado por Hannah Fernandes (Di Blasi & Parente Advogados) com participação de Lucas Pittioni (iFood): Desafios e oportunidades comuns na integração de canais: território e omnichannel.

Segundo a advogada, entre os principais desafios da omnicanalidade estão: conhecer a jornada do cliente, ter investimento em tecnologia, alinhamento interno, equilíbrio entre a personalização e o investimento em tecnologia, e coerência entre os canais.

“Os canais são complementares e é exatamente dessa forma que o iFood enxerga”, disse Pittioni.

Luciano Timm (FGV Direito), autor da obra O Novo Direito Contratual Brasileiro, tratou dos
Aspectos econômicos das decisões judiciais em franquias, no painel moderado por Amendoeira. Os advogados analisaram temas como arbitragem e multa rescisória.

Franquia e criação de riqueza e inovação
Na visão de Timm, o Brasil é um país de empreendedores e o franchising contribui para isso. “A franquia permite o empreendedorismo, a criação de riquezas e inovação”, concluiu.

A primeira etapa do evento foi encerrada com o painel Marketing Digital e Franquia, conduzido por Maurício Costa (Morse Advogados), coordenador da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF, e com participação de Marcio Garcez (Meta). Segundo o especialista, as redes sociais podem alavancar os negócios. “Viemos para facilitar e gerar escala nesse processo”, disse.

Algumas oportunidades começarão a aparecer a partir do dado que vocês obterão dos próprios consumidores.

Como tradicionalmente, o Simpósio Jurídico da ABF Franchising Week terminou com as mesas-redondas. Os participantes puderam participar dos debates nos seguintes temas: Inovações tecnológicas e franquia, moderada por André Arruda (Óticas Carol); Visual law, conduzida por Thamara de Carvalho Floriano (Novoa Prado Advogados); Repasse, sob moderação de Tania Zanin (Zanin Advogados); Sucessão, coordenada por Fabiane Caldi (Grupo Boticário); Opção de compra e direito de preferência, moderada por Carlos Eduardo Mattos de Oliveira (Bob’s), e Franchising x licença x representação comercial, conduzida por Bruno Torreira (Spoleto).

Foto: Keiny Andrade