Simpósio de Sustentabilidade discute o franchising pós Rio+20

No dia 27 de novembro, foi realizada a quarta edição do Simpósio de Sustentabilidade, promovida pela ABF e AFRAS. O objetivo do evento neste ano foi discutir o que pode e deve mudar no franchising com as reflexões propostas na Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
 

Simpósio AFRAS 1363

O encontro contou com palestras de grandes nomes da área, como Aron Belinky (Ecopress), Telma Rodrigues (Magazine Luiza), Profº Leopoldo Oliveira (FGV), João Paulo Altenfelder (SEI Consultoria) e Tiago Liberatori (Instituto Ethos), que debateram o cenário atual e soluções do mercado para um franchising mais sustentável. Além disso, os participantes puderam acompanhar alguns cases de sucesso das redes MegaMatte, Cacau Show e Quatrum English School. 

Simpósio AFRAS 1365

O presidente da AFRAS, Claudio Tieghi, deu as boas-vindas a todos e realizou a abertura oficial do evento. `Neste ano, desenhamos um Simpósio diferente, com palestras e oficinas temáticas para que fosse mais dinâmico e proveitoso para todos`, ressaltou. Em seu discurso, Claudio reforçou também a missão da AFRAS dentro do segmento do franchising. `Queremos contribuir para a implementação da gestão socialmente responsável nas empresas, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade`, afirmou. 

Simpósio AFRAS 1371 1373

Ana Vecchi, diretora de cursos e eventos da AFRAS, foi a mestre de cerimônia do dia e apresentou os palestrantes, começando por Aron Belinky, diretor da Ecopress. Ele expôs uma compilação dos resultados da Rio+20 e a sua aplicabilidade no dia a dia do franchising. De acordo com o palestrante, que discorreu também sobre os fatores críticos, sociais e ambientais da sociedade, a Rio +20 não é o ponto final, e sim o ponto de partida. `Nossa estratégia é correr o mais rápido possível e arrumar meios de incorporar a sustentabilidade como um todo em nosso cotidiano`, finalizou. 

Simpósio AFRAS 1380 1382

Em seguida, Telma Rocha, diretora de recursos humanos do Magazine Luiza, palestrou sobre a `Gestão de Pessoas no Varejo` e como tornar as empresas vencedoras. Segundo ela, o sucesso é possível por conta do esforço coletivo e também dos funcionários que trazem consigo valores e princípios éticos. Telma ressaltou a importância da sustentabilidade nos negócios. `Para ser sustentável é preciso passar pela responsabilidade social, participando da comunidade onde a empresa está situada. Uma empresa não consegue ter lucro sustentável se não desenvolver uma comunicação com a sua equipe e transmitir essas atitudes a ela`, completou a executiva. 

Simpósio AFRAS 1397

O Simpósio contou com a apresentação de três cases de sucesso no franchising. Lucas Cirilo, representante da rede Cacau Show, mostrou as ações de responsabilidade social que a marca realiza. `Com sustentabilidade e criatividade, a Cacau Show reutiliza as embalagens criando objetos de grande valia para os consumidores`, ressaltou Lucas. 

Simpósio AFRAS 1405

Já Fátima Rocha, diretora da MegaMatte, apresentou os caminhos que a empresa traça diariamente, em busca de um negócio mais sustentável. `Sustentabilidade é sinônimo de responsabilidade, por isso, queremos ofertar aos nossos consumidores uma forma de alimentação saborosa, saudável, em um ambiente acolhedor`, afirmou Fátima. A diretora mostrou também a participação da rede no Programa de Baixo Carbono, realizado pela AFRAS. `Quatro lojas da rede participam do programa, dando um arranque na redução de resíduos e na neutralização do carbono`, finalizou. 

Simpósio AFRAS 1411 1422

O último case do dia foi liderado por Natanael Oliveira, representante da Quatrum English School. Fundada em 1983 em Porto Alegre, a empresa apresenta um método efetivo e diferenciado no ensino de línguas, onde os alunos podem vivenciar o dia a dia do idioma.  Em 2003 passou a fazer parte da franqueadora Multi Holding. Durante a palestra, foram apresentados os projetos sociais e sustentáveis nos quais a franquia investe, como por exemplo, o incentivo aos alunos que reciclem o lixo e façam a doação de brinquedos usados, para a comunidade. Um outro destaque é a participação da rede no Programa de Baixo Carbono, sendo a primeira marca a implementar este projeto em 100% das unidades.`A sustentabilidade pode e deve ser válida para todos e aplicada tanto na pequena, quanto na grande empresa`, ressaltou o palestrante. 

Simpósio AFRAS 1426 1445


Oficinas temáticas
Na parte da tarde aconteceram simultaneamente as oficinas temáticas que propuseram aos participantes algumas atividades práticas e reflexões sobre os temas propostos. Foram realizados estudos de casos com empresas fictícias. Dessa forma, foi possível incentivar os participantes a debaterem e encontrarem alternativas, trocar experiências e o conhecimento de ações, dificuldades e também soluções que deram certo, além do benchmarking. O momento marcado pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre como inserir a sustentabilidade na gestão das empresas, qual o papel e o envolvimento da alta direção nesta questão e também quais os resultados das empresas que possuem uma gestão sustentável em sua estratégia. 

Ao final do Simpósio, Claudio Tieghi, agradeceu a todos os participantes e finalizou ressaltando a importância da sustentabilidade na estratégia da empresa, a participação e o envolvimento dos setores. Essa sustentabilidade pode e deve ser exercida pelos governantes e pelas empresas, discutindo como desenvolver esse assunto e minimizar os riscos. `No franchising é preciso sempre optar por um caminho. A nossa proposta é conduzir o franchising para um caminho mais sustentável, propor soluções e direcionar as ações para que seja feito da maneira correta`, concluiu Tieghi.