Início Notícias Seminário Franchising a Caminho da Internacionalização

Seminário Franchising a Caminho da Internacionalização

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, realizaram no último dia 09 de maio (quinta-feira), o Seminário Franchising a Caminho da Internacionalização.

Cerca de 160 pessoas se reuniram na prefeitura paulista para participarem do evento, que contou com a presença do Prefeito Municipal de São Paulo, Gilberto Kassab, do Secretário Municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto, do Secretário do Trabalho, Nelson Hervey Costa, do Diretor Vice-Presidente da ABF, Ricardo Bomeny e do Diretor Executivo, Ricardo Camargo, entre outros.

Durante a apresentação da palestra, `São Paulo e as oportunidades globais de serviços`, Cotait falou da recente viagem que fez à China e das excelentes oportunidades encontradas, principalmente, em Macau.

O Prefeito Kassab agradeceu a presença de todos e relembrou a parceria que a Prefeitura tem com a ABF na captação de mão de obra especializada para o setor de franchising.

 

O Vice-presidente da associação, Ricardo Bomeny, falou dos expressivos números alcançados pelo setor de franquias no Brasil que registrou em 2007, um faturamento recorde de R$ 46 bilhões, representando um aumento de 15,6% em relação a 2006, o maior crescimento dos últimos sete anos.

O Diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, falou do objetivo e importância do seminário, que além de aproximar o setor com a prefeitura, agrega informações aos interessados em expandir suas marcas, principalmente para os mercados do México, China, Angola, Chile e Peru que foram bastante discutidos no debate que contou com a participação de Lina Volpini, da Global Track Consulting e o Diretor da rede Marisol, Robson Amorim, que falou da experiência da rede nesses mercados. Clique aqui e confira a apresentação, relacionadas a estes mercados.

Na seqüência, o Diretor jurídico da ABF, Luiz Henrique do Amaral, falou sobre o registro de marcas e os cuidados que os empresários devem ter ao planejarem sua expansão para os mercados internacionais. Clique aqui e confira a apresentação sobre o registro de marcas.

Na ocasião Diretor da Livraria Nobel, Sérgio Milano, apresentou o case: Livraria Nobel, compartilhando a trajetória da rede e a expansão da marca na Espanha, Portugal México e Angola. Clique aqui e confira a apresentação do case.

O encerramento do seminário ficou a cargo do Diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), Maurício Borges que apresentou uma síntese do projeto de exportação da APEX em parceria com a ABF. Destacou ainda a importância dos projetos setoriais integrados (PSIs), nos quais a agência apóia tecnicamente diversos setores da economia para internacionalização. Os setores que integram os PSIs são: Moda e investimentos; Saúde, Tecnologia, Casa e Construção; Entretenimento e Serviços, Máquinas e Equipamentos e Agronegócio.  Clique aqui e confira a apresentação.