Início Notícias Selos e certificações são ferramentas importantes na escolha do negócio

Selos e certificações são ferramentas importantes na escolha do negócio

Diário do Comércio – MG – 30/07 – Redação

O mercado de franquias está em pleno crescimento e desenvolvimento no país. Em 2013, o setor apresentou expansão de 11,9%% a mais que em 2012, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), chegando ao total de R$ 115 bilhões em faturamento. Mesmo em um cenário de incremento e ampliação, é preciso ter alguns cuidados na hora de optar por um modelo de franquia, garantindo que seja uma marca confiável e idônea. Verificar se as redes de franquias possuem selos ou certificações de reconhecimento é uma forma de atestar a qualidade e excelência do serviço e garantir bons resultados no negócio.

Para o especialista em franquias e diretor da Anewton Franchising, Lucien Newton, selos e certificações de qualidade concedidos por instituições representativas, como a Associação Brasileira de Franchising, são a principal ferramenta na hora do franqueado escolher sua franquia. “O interessado em se tornar franqueado deve ver se a franquia possui um selo de qualidade e conversar com outros membros da rede. Se o retorno for positivo, significa que a maior parte deles está satisfeita”, afirma Newton. O franqueador já pode tentar um selo de qualidade para sua marca a partir de dez franqueados.

Recentemente, a rede de franquias imobiliárias Re/ Max conquistou o Selo de Excelência em Franchising SEF 2014, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com os diretores da master regional Re/ Max Minas Gerais Pedro Pote e Nuno Venceslau, o selo destaca as redes de franquias pela sua atuação, poder da marca, rentabilidade e suporte fornecido pela franqueadora. A chancela é outorgada aos franqueadores associados que passaram por um rigoroso processo de avaliação que certifica a excelência dos serviços e padrões estabelecidos pela franquia.

“Esse é um diferencial de mercado, que reconhece o profissionalismo no serviço prestado junto aos franqueados. O selo significa um compromisso por parte do franqueador de se responsabilizar por um contínuo e permanente aprimoramento de seus métodos e sistemas”, destaca Pote. Com a premiação, a rede espera um fortalecimento do modelo da franquia Re/ Max em todo o país, devido à abrangência nacional do selo. A expectativa é a abertura de mil novas unidades franqueadas até 2017 no Brasil.

Educação

A rede de franquias Number One recebeu seu 23° Selo de Excelência em Franchising, consolidando-se como a franquia brasileira no segmento de educação e treinamento a receber o maior número de selos da ABF desde que a premiação foi concebida. “O selo representa o reconhecimento do sistema de franquias em relação ao trabalho desenvolvido pelo franqueador, uma vez que a ABF realiza anualmente uma entrevista para avaliar a satisfação dos franqueados com o sistema de franchisng aplicado pelo Number One. As pesquisas ponderam a satisfação em relação ao suporte e aos serviços prestados, aos treinamentos, à lucratividade, à imagem da empresa franqueadora, dentre outros. A excelência é prioridade no Number One e o reconhecimento é conseqüência do trabalho e do desempenho de toda a equipe”, ressalta a superintendente-geral da rede, Thelma Lawton.