Encontro Regional de Associados online contou com a apresentação de cases de sucesso das franquias nesse período de pandemia.
15/09/2021
A Associação Brasileira de Franchising realizou mais um Encontro Regional de Associados do Interior de São Paulo totalmente online. Os participantes tiveram a oportunidade trocar experiências e conhecer casos de sucesso de associados no processo de retomada econômica em meio à pandemia.
Patrocinada pela Alelo e Banco Safra, a reunião realizada no último dia 31/8 foi mediada por Rogério Gabriel, diretor regional da ABF Interior de SP e CEO do Grupo MoveEdu. Gabriel apresentou os números do franchising e o desempenho do setor no segundo semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, dando ênfase ao crescimento de mais de 8% em número de unidades.
Nomes de referência do setor falaram a respeito das ações das redes em seus respectivos segmentos. Tom Moreira Leite, vice-presidente da ABF e diretor do Grupo Trigo, discorreu sobre Alimentação. Celina Kochen, coordenadora da Comissão de Vestuários, Calçados e Assessórios da ABF e diretora da Celina Kochen Varejo & Franchising, expôs as ações em Moda. Gustavo Albanesi, CEO da Buddha Spa, tratou de Saúde, Beleza e Bem-estar. Leonardo Paixão, CFO e cofundador da inFlux English School, falou a respeito de Educação, e Renato Ticolaut, presidente da Limpeza com Zelo, sobre os serviços em Limpeza e Conservação.
Todos detalharam o modo como se adaptaram às dificuldades impostas pela pandemia e como ultrapassaram estas barreiras, conseguindo sobreviver e lucrar em tempos difíceis. Segundo Leonardo Paixão, levou um certo tempo para que sua rede abraçasse o modelo 100% online. “Sabíamos que não poderíamos atuar presencialmente, mas também era muito importante para nós que não perdêssemos nossa identidade e qualidade no serviço oferecido. Adiamos convenções e hoje conseguimos funcionar em um modelo híbrido que condiz com o que acreditamos sobre o nosso produto”, disse.
Tom Leite e Renato Ticolaut, por sua vez, ressaltaram que aproveitaram o período para processos de reformulação e aprimoração de equipe e funcionamento. “Investimos em novas tecnologias, com novos canais virtuais para falar com clientes, ampliação do setor de recrutamento nas redes sociais, e otimização da seleção digital e testes psicológicos”, afirmou Leite.
Após as falas dos palestrantes, os participantes do encontro foram divididos em três mesas-redondas virtuais mediadas por outros especialistas do franchising. Foram eles Altino Cristofoletti, CEO da Casa do Construtor; Lilian Marques, diretora de franquia da iGUi TRATABEM, e Patrick Ramos, gerente de novos negócios da Fini, que debateram a orientação e a expansão para novos franqueados.
Imagem: ABF/Reprodução