Início Notícias ABF em Ação Retomada das franquias em foco no Encontro Regional ABF Interior de SP

Retomada das franquias em foco no Encontro Regional ABF Interior de SP

Retomada das franquias em foco no Encontro Regional ABF Interior de SP

Encontro Regional de Associados online contou com a apresentação de cases de sucesso das franquias nesse período de pandemia.

15/09/2021

A Associação Brasileira de Franchising realizou mais um Encontro Regional de Associados do Interior de São Paulo totalmente online. Os participantes tiveram a oportunidade trocar experiências e conhecer casos de sucesso de associados no processo de retomada econômica em meio à pandemia.

Patrocinada pela Alelo e Banco Safra, a reunião realizada no último dia 31/8 foi mediada por Rogério Gabriel, diretor regional da ABF Interior de SP e CEO do Grupo MoveEdu. Gabriel apresentou os números do franchising e o desempenho do setor no segundo semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, dando ênfase ao crescimento de mais de 8% em número de unidades.

Nomes de referência do setor falaram a respeito das ações das redes em seus respectivos segmentos. Tom Moreira Leite, vice-presidente da ABF e diretor do Grupo Trigo, discorreu sobre Alimentação. Celina Kochen, coordenadora da Comissão de Vestuários, Calçados e Assessórios da ABF e diretora da Celina Kochen Varejo & Franchising, expôs as ações em Moda. Gustavo Albanesi, CEO da Buddha Spa, tratou de Saúde, Beleza e Bem-estar. Leonardo Paixão, CFO e cofundador da inFlux English School, falou a respeito de Educação, e Renato Ticolaut, presidente da Limpeza com Zelo, sobre os serviços em Limpeza e Conservação.

Todos detalharam o modo como se adaptaram às dificuldades impostas pela pandemia e como ultrapassaram estas barreiras, conseguindo sobreviver e lucrar em tempos difíceis. Segundo Leonardo Paixão, levou um certo tempo para que sua rede abraçasse o modelo 100% online. “Sabíamos que não poderíamos atuar presencialmente, mas também era muito importante para nós que não perdêssemos nossa identidade e qualidade no serviço oferecido. Adiamos convenções e hoje conseguimos funcionar em um modelo híbrido que condiz com o que acreditamos sobre o nosso produto”, disse.

Tom Leite e Renato Ticolaut, por sua vez, ressaltaram que aproveitaram o período para processos de reformulação e aprimoração de equipe e funcionamento. “Investimos em novas tecnologias, com novos canais virtuais para falar com clientes, ampliação do setor de recrutamento nas redes sociais, e otimização da seleção digital e testes psicológicos”, afirmou Leite.

Após as falas dos palestrantes, os participantes do encontro foram divididos em três mesas-redondas virtuais mediadas por outros especialistas do franchising. Foram eles Altino Cristofoletti, CEO da Casa do Construtor; Lilian Marques, diretora de franquia da iGUi TRATABEM, e Patrick Ramos, gerente de novos negócios da Fini, que debateram a  orientação e a expansão para novos franqueados.

Imagem: ABF/Reprodução