Início Notícias Provar/FIA anuncia parceria com a ABF para criação de indicador de desempenho e tendências para o setor de franchising n

Provar/FIA anuncia parceria com a ABF para criação de indicador de desempenho e tendências para o setor de franchising n

O Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração – FIA, maior centro brasileiro de estudos sobre o mercado de consumo, em conjunto com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, acaba de anunciar uma parceria com a ABF – Associação Brasileira de Franchising para o desenvolvimento de um Indicador Trimestral para o setor de franquias.

O novo índice, criado com objetivo de avaliar o desempenho trimestral e a expectativa de expansão do setor de franchising no Brasil, será desenvolvido a partir de uma amostra de empresas franqueadoras a ser definida em conjunto com a ABF e o Provar/FIA, em parceria com a Canal Varejo. Inicialmente, serão apurados o crescimento de vendas e do número de lojas realizado e estimado em base trimestral. Segundo o Professor Dr. Claudio Felisoni de Ângelo, coordenador geral do Provar/FIA, a divulgação dos primeiros resultados está prevista para o mês de setembro.

Para a ABF esta parceria é muito importante pela qualidade do trabalho realizado pelo Provar, associados à AC Nielsen, que possuem metodologia desenvolvida na área de dados e grande conhecimento em administração de empresas, o que proporciona grande credibilidade.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, com este estudo será possível antecipar a performance de alguns segmentos no decorrer do ano, oferecendo aos investidores uma prévia dos resultados do setor.

Neste primeiro estudo, a ABF vai contatar seus associados dos setores de alimentação, beleza e saúde, educação e acessórios pessoais, calçados e roupas, que serão avaliados no trimestre correspondente aos meses de julho, agosto e setembro.
 
Sobre o Provar:
Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra.

O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo.

O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP.

Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Sobre a Canal Varejo:
A Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços foi criada em 2003, por professores da equipe técnica do Provar – Programa de Administração de Varejo, com o objetivo de promover pesquisas, oferecer treinamentos e realizar consultorias para o setor de varejo de bens e serviços.

O estreito relacionamento da Canal Varejo com o ambiente acadêmico, permite o desenvolvimento de trabalhos apoiados no estado da arte do conhecimento sobre distribuição e mercado de consumo.

Contando com técnicos com Mestrado e Doutorado e parcerias internacionais, a Canal Varejo oferece para as empresas clientes um amplo conjunto de serviços orientados para a estruturação e solução de problemas.

Sobre a FIA:
Eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA (Fundação Instituto de Administração), um dos mais tradicionais centros educacionais do país, possui 25 anos de atuação no setor.

A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. Nesse período, foram atendidas mais de 850 empresas da iniciativa privada nacional e multinacional (48%), empresas do setor público e organizações da administração pública direta (40%), e associações de classe e entidades da sociedade civil (12%).

A FIA oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 56 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, subiu para a posição de número 45 no ranking elaborado pelo jornal que contempla 75 escolas.

Sobre a ABF:
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma  entidade sem fins lucrativos, criada há 20 anos para  divulgar, defender e fomentar o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia. Sendo assim, reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil.

A ABF recomenda como pesquisar corretamente uma franquia e fornece dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios através do sistema de franquia, a ABF dispõe em seu site de uma relação de profissionais de consultoria em franchising para assessorarem no processo de formatação.