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Programas de excelência em sistemas de franquias: ferramenta de controle ou modelo de gestão?

*Marcia Pires

Recentemente ouvi de um franqueado de uma boa franqueadora que não participava do Programa de Excelência da Rede, porque dava muito trabalho, além de expor demais o seu negócio ao controle da franqueadora: “melhor era continuar a cuidar do seu negócio como sempre fez!!”.

Confesso que não é a primeira vez que ouço este tipo de comentário de franqueados, ao longo de minha atuação neste segmento, mas invariavelmente isto me deixa surpresa e mobilizada para mudar a opinião do franqueado em relação ao assunto.

Entendo que possam ser inúmeros os fatores que podem levar um franqueado a pensar desta forma: falta de entendimento do programa propriamente dito, falta de alinhamento e compreensão dos objetivos estratégicos, zona de conforto e pouca ambição em relação ao próprio negócio, falta de confiança na franqueadora, medo e insegurança diante do desafio que o programa apresenta, falta de percepção de benefícios, sobrecarga de trabalho e outros desafios da vida pessoal, etc…

O problema existe, portanto… Como encarar este desafio com franqueados? Uma boa franqueadora precisa se preparar para as diferentes opiniões de seus franqueados sobre todas as suas iniciativas, inclusive a adoção de um programa de excelência para a rede. A boa franqueadora precisa se colocar no lugar do franqueado e entender sua perspectiva para, então, engajá-lo.

Um Programa de Excelência em sistemas de franquias é considerado modernamente recurso ou ferramenta estratégica na implantação de cultura de desempenho e resultados, apoiado em conceitos de meritocracia e reconhecimento. Envolve disciplina, foco, resultados e prêmios, especialmente da franqueadora!

Da liderança estratégica, passando pelos Consultores de Campo, as áreas de atendimento, e ainda os prestadores de serviços precisam estar alinhados em torno da prioridade do Programa de Excelência e “vendê-lo” com eficiência para a Rede de franqueados. Enfrentar resistências com franqueados, como as mencionadas acima, tornam o desafio da franqueadora maior.

A implementação bem sucedida de um Programa de Excelência depende de um bom planejamento e da convicção de que programa é um modelo de gestão da rede, mais do que uma ferramenta de controle!

O programa precisa ganhar prioridade e foco na gestão da franqueadora e não se tornar simplesmente mais um desafio para o franqueado, algo que só dá mais trabalho para a operação do negócio!

Algumas medidas são fundamentais para a franqueadora garantir implantação bem sucedida de um programa de excelência:

1. Promover capacitação dos envolvidos em todos os níveis da franqueadora, garantindo compreensão absoluta e detalhada do programa de excelência da rede.

2. Estabelecer etapas progressivas de adesão dos franqueados ao programa, ao longo de 2 anos, com metas de implantação, permitindo que a experiência dos que aderem se transforme em benefícios evidentes.

3. Estabelecer as equipes de operação/atendimento e consultores de campo, como principais interlocutores para dúvidas e para valorização dos benefícios junto aos franqueados; devem ter o Programa como prioridade de atuação e atuar como “vendedores” incansáveis!

4. Garantir estímulos, prêmios às equipes de campo, conforme atingimento de metas de implantação do programa. Esta equipe está diretamente envolvida com a qualificação da operação e dos resultados das franquias e pode ser muito efetiva se estimulada.

5. Divulgar regularmente para a Rede e aproveitar intensivamente as informações obtidas com o Programa para mostrar os benefícios de melhorias de resultados.

A boa franqueadora torna o Programa de Excelência um modelo de gestão da rede de franquias! Direciona seu esforço estratégico para obter do Programa os melhores resultados para as franquias e para a marca.

Apóia sua gestão estratégica nas informações que o programa fornece, divulga referências e estatísticas conhecidas a partir do programa e dá prestígio e reconhecimento aos franqueados que o implementam!

Desta forma e com persistência ensina os benefícios do programa para a Rede e elimina a recorrente preocupação do franqueado de estar sendo simplesmente controlado!

Marcia Pires- Presidente da ProfranquiaNegócios

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