Primeira edição da ABF Franchising Expo Nordeste foi um sucesso

Fotos: Ramon Carneiro

A ABF Franchising Expo Nordeste, primeira feira de franquias da região nordeste, realizada pela ABF em parceria com a BTS Informa entrou de vez no calendário de eventos do franchising nacional. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife, de 8 a 11 de novembro e contou com mais de 13 mil participantes. 

Com a presença cerca de 80 consolidadas marcas de diversos segmentos a feira teve como objetivo movimentar o setor de franchising na região, que já é considerada um dos grandes potenciais de expansão das redes nacionais. A expectativa é de que, a partir dos contatos feitos na ABF Franchising Expo Nordeste, haja um movimento de R$20 a R$25 milhões em negócios. `Recife é o maior pólo de empresas franqueadoras na região Nordeste, com 28 redes e ainda tem muito o que crescer`, ressaltou o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.

Devido ao sucesso da primeira edição, a próxima ABF Franchising Expo Nordeste já tem data marcada: de 06 a 09 de novembro. Segundo Tita Maia, da BTS Informa, muitos expositores já renovaram a participação no ano que vem e outros que não participaram, já se mostraram interessados em comprar um espaço para expor sua marca. `A estreia da feira no nordeste superou as expectativas e para o próximo ano já garantimos um aumento de 15% no espaço de exposição, para garantir que mais expositores participem. Além disso, a edição 2012 contará com estandes padronizados, com área, montagem e taxas inclusas para facilitar e incentivar a adesão`, explicou a gerente da feira.

Para Regina Silveira, do Grupo Zaiom, a participação das marcas Home Angels, Dr Jardim, Dr Faz Tudo e Fale Gobish na ABF Franchising Expo Nordeste contribuiu para definir a tendência de expansão das redes para o nordeste. `Recebemos mais de 30 visitas ao estande por dia, nossa expectativa é dobrar o número de unidades na região até o ano que vem`, afirmou a expositora. Já Livia Rocha, do Grupo Bittencourt, que levou as redes Emporio Body Store e Sodiê Doces, além dos serviços de consultoria e expansão, ressaltou a qualidade dos visitantes, interessados tanto em ser franqueados como franqueadores. `O Nordeste ainda tem muito espaço para negócios e a franquia é o caminho!`.

As redes de produtos gelados para o verão fizeram sucesso entre os visitantes. A gerente de marketing da rede Mr Mix Milk Shakes Suelen Silva, se disse surpresa com a procura dos candidatos: `Foram cerca de 60 cadastros por dia, muitos se mostraram bem instruídos e com potencial de investimento. A feira foi uma oportunidade de mostrar a nossa marca para um grande número de pessoas da região`, comemorou. Os proprietários da Is Frozen Yogurt Luiza Leite e Fernando Parafita também se declararam muito satisfeitos com os resultados da participação na feira: `Nosso produto é a cara do Nordeste, queremos fazer daqui a nossa segunda casa`.

Outro segmento de grande destaque na exposição foi o de depilação, por ser um produto de forte apelo para a região, onde o calor predomina praticamente o ano todo. `Recebemos candidatos de várias partes do nordeste, com os mais variados perfis. Com certeza a região passa a fazer parte da nossa rota de expansão em 2012`, apontou Edgard  Castro, diretor da rede LaserStar.

Durante a feira, os visitantes puderam ainda participar de Cursos Rápidos, ministrados por especialistas da área sobre diversos temas relacionados ao setor como `Avaliando a Franquia do Seu Sonho`, `Aspectos Jurídicos do Franchising`, `Passos para comprar sua franquia` e `Como avaliar seu perfil empreendedor`.

Clique aqui e confira os destaques da feira