O presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, participou nessa quarta-feira (28/6) do congresso BR Week 2017. O executivo foi um dos debatedores do painel “Varejo na encruzilhada: quais os caminhos para surfar a onda da virada e voltar a crescer?”. Mediado por Eduardo Terra, presidente da (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo SBVC), o painel contou também com a participação de Marcello Farrel, diretor geral do Bob’s; Julio Mottin Neto, presidente executivo do Grupo Dimed/Panvel; Manuel Corrêa, diretor geral da Saint-Gobain Brasil e Marcus Vinícius Gonçalves, sócio-líder de national tax e varejo da KPMG.
A produtividade, paraTerra, é um tema deixado de lado pelo varejo brasileiro nas últimas décadas e que precisa ser tratado no seu atual ciclo, segundo ele, o quarto mais recente desde o período pré-real, de desaceleração do crescimento. No entanto, de acordo com o especialista, o varejo nacional entrará em um novo ciclo de desenvolvimento a partir de 2018, 2019.
Segundo Cristofoletti, o sistema de franquias e o setor varejista brasileiros avançaram bastante nos últimos trinta anos, mas de fato o tema não estava na pauta dos setores. “O franchising e o varejo estão agora no momento de olhar mais a produtividade”, afirma.
Ainda segundo o presidente da ABF, a produtividade é um meio e não um fim, e no franchising há uma grande preocupação dos franqueadores em manter margem na ponta para os franqueados e o caminho para fazê-lo passa pela produtividade. “São três elementos importantíssimos para a gente avaliar essa questão da produtividade: primeiro é gente, pessoas, que é quem efetivamente vai fazer, processos e tecnologia, já que estamos vivendo essa quarta revolução [industrial], a nova economia”, completa.
Foto: ABF/Divulgação