Início Notícias Prêmio de Design ABF – Retail Design Institute 2011

Prêmio de Design ABF – Retail Design Institute 2011

A ABF realizou no dia 11 de agosto, em parceria com o RDI, a cerimônia de entrega do Prêmio Design ABF – Retail Design Institute 2011, no Buffet Mansão Cidade Jardim em São Paulo.

O objetivo do Prêmio que reuniu cerca de 150 pessoas foi reconhecer os projetos de design de lojas e quiosques que contribuíram para elevar a experiência de compra dos consumidores, a conquista de mercado e a melhoria de desempenho da rede, além de estimular o uso do design como ferramenta estratégica de negócio.

O presidente da entidade, Ricardo Bomeny, fez a abertura e ressaltou a parceria com o RDI: `O Prêmio ABF-RDI mostra que o Brasil tem capacidade de inovação em design, gerando melhores negócios e sustentabilidade`.  Ainda em suas boas vindas, Bomeny ressaltou o desempenho do franchising em 2011.

O presidente do RDI, George Homer, também falou sobre a importância da parceria e do prêmio para a difusão do uso do design no varejo nacional e a forma de avaliação dos projetos: `Este prêmio celebra os projetos destacados pelo seu conceito, pelo seu store branding, pela sua comunicação, relacionamento com o franqueado e consumidores, pela ambientação adequada da marca, pela exposição adequada dos produtos e pela conscientização sustentável dos projetos`.


As categorias foram divididas em: Pleno, Sênior e Máster. Cada uma premiou os dois melhores projetos de loja e o melhor projeto de quiosque. Além disso, uma Menção Honrosa e o Prêmio Design do Ano foram concedidos. Confira os vencedores:

O prêmio da modalidade quiosque foi dado à rede Morana, pelo projeto que melhor utilizou o design como ferramenta estratégica na construção do seu quiosque. `O Prêmio nos mostra que estamos investindo no caminho certo` disse Eduardo Morita, da Morana, `É um reconhecimento pelo investimento em novos talentos`.

Na modalidade loja, que visa reconhecer o projeto que melhor utilizou o design como ferramenta estratégica da loja, foram premiados dois projetos de cada categoria. Na categoria Franqueador Pleno, que engloba as redes franqueadoras com 10 ou mais franqueados e com no mínimo três anos de atuação, o segundo lugar ficou com a rede Baloné.

Já o primeiro lugar foi para a rede Havaianas. `É um reconhecimento do nosso trabalho desenvolvido. Cada vez mais temos procurado a relação e identificação do consumidor com a marca, prezando pela valorização dos produtos e o conforto`, afirmou Nardeli Gedro, da Havaianas.

Na categoria Sênior (redes franqueadoras com 30 ou mais franqueados e com no mínimo cinco anos de atividade) foram premiadas as redes Puket em primeiro lugar e em segundo a JinJin.

Já na categoria Franqueador Máster, que engloba as redes franqueadoras com 60 ou mais franqueados e com no mínimo dez anos de atividade, o segundo lugar ficou com a rede KFC e o primeiro lugar foi para a Nativa SPA – O Boticário. `Por se tratar de um projeto recente do O Boticário, onde queríamos proporcionar inovação e novas experiências aos consumidores, o prêmio é de grande importância para nós. Estamos muito felizes com este reconhecimento`, disse Antonio Osvaldo da rede O Boticário.

A rede Água Doce Cachaçaria, que chamou muito a atenção da comissão julgadora por ter desenvolvido todo projeto e design da loja com a preocupação nos princípios da sustentabilidade e recursos naturais, conquistou a Menção Honrosa. `É muito gratificante! Para nós, é essencial que a empresa tenha responsabilidade social e a conscientização do franqueador sobre a sustentabilidade. Incentivamos os projetos e isso já nos gera frutos. Esperamos que os franqueadores desenvolvam mais projetos sustentáveis, já pensando nas gerações futuras`, disse Delfino Golfeto, Presidente da Água Doce.

E o prêmio mais esperado da noite: Design do Ano foi entregue à rede Puket, considerada a empresa franqueadora que melhor utilizou o design para transformar seu ponto de venda num ambiente encantador para a experiência de seus clientes. `Para a família Puket (vendedores, franqueadores e toda equipe) é uma alegria ver nosso projeto reconhecido como a melhor loja do Brasil, o que mostra que estamos no caminho certo`, disse Claudio Bobrow, presidente da rede.  A escolha levou em consideração os seguintes critérios: projetos que elevaram a experiência da compra dos consumidores; a expansão de mercado através do design e programas de comunicação e marketing.

Para Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a parceria da ABF com o Retail Design Institute vai além da criação desse prêmio, visa, sobretudo, disseminar boas práticas, compartilhar estratégias e inovar o setor.

 Clique aqui e confira a galeria de Fotos