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Pós-NRF ABF 24: consumo, dados e experiência se retroalimentam

Pós-NRF ABF 24: consumo, dados e experiência se retroalimentam

Sobrevivência das redes de franquias se baseiam em: engajamento, operações estruturadas e inteligência artificial para otimizar todos os processos.

Dando continuidade aos debates do Pós NRF Retail’s Big Show 2024, realizado pela ABF, nesta quinta-feira (8/2), Graziela Tesser (NL) palestrou sobre as principais novidades apresentadas no maior evento de varejo mundial. Com o tema De algoritmos ao engajamento: presente e futuro do varejo com IA, a executiva levou ao Auditório Santander, no Itaim Bibi, em São Paulo, exemplos práticos de automação e robotização.

Graziela Tesser (NL)

A NRF abordou três pilares cruciais que se retroalimentam para a sobrevivência das redes como um todo: engajamento, operações e inteligência artificial. “Estamos vivendo a economia de atenção: momento em que se gera interesse, melhora a experiência, consolida o consumo e fomenta a base de dados, seja no digital ou no uso de ambientações digitais e eletrônicas no ambiente físico”, disse.

Da esquerda para a direita: Juarez Leão (Business Upgrade), Celio Salles (Bob’s) e Nadia Ogliari (Spoleto)

As oportunidades e aplicações para o franchising brasileiro

Praticidade e aplicabilidade, são as duas palavras que Juarez Leão (Upgrade Leão) resume a NRF 2024. Como moderador deste painel, comentou sobre as perspectivas mais humanizadas apresentadas no evento, seja no dia a dia das empresas ou das pessoas. “Vimos na prática a utilização de inteligência artificial no planejamento estratégico do varejo mundial. Sempre se falou muito sobre digitalização, automação, robotização e IA, mas nunca se viu tanta experiência prática e unificada para o dia a dia das pessoas, empresas e consumidores”, afirmou.

Nadia Ogliari (Spoleto)

Para Nadia Ogliari (Spoleto), o evento aumentou ainda mais o conceito de que as lojas físicas não deixarão de existir, mas elas vão ter que se atualizar. “Quando falamos em atualizações, falamos em evoluções com especialistas que saibam como nos ajudar. Tudo está mudando de forma rápida, seja dentro ou fora das empresas”, disse.

A sustentabilidade na cultura das empresas também foi um dos focos do Pós-NRF da ABF. Para a executiva, “as empresas estão ouvindo mais o que os seus colaboradores, fornecedores e clientes necessitam. Não tem mais como implantar um processo de contratação sem levar em conta questões sustentáveis, de qualidade e compatibilidade de valores com as pessoas. As empresas estão ouvindo mais o que os jovens buscam e o que é ofertado e trabalhado em torno dessa cadeia”.

Celio Salles (Bob’s) acrescentou, ainda, que as estratégias de anúncios e espaços oferecidos por varejistas em seus canais de vendas se transformou ao longo dos anos. “Não usamos mais Retail Media apenas para parcerias como antes, visamos o fornecimento e transparência, visto que os clientes procuram cada vez mais saber de todos os processos de um produto, valores da rede e experiências no consumo”.

“Está claro que dá para colocar a Inteligência Artificial em prática, aqui e agora, com baixo investimento, ajudando a reduzir custos e a aumentar eficiência e produtividade na loja”, finalizou Salles.

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Fotos: Keiny Andrade