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Pós-NRF ABF 24: Inteligência Artificial na prática do varejo

Pós-NRF ABF 24: Inteligência Artificial na prática do varejo
Tom Moreira Leite, presidente da ABF

Especialistas discutem transformações e melhorias do uso dessa tecnologia nos processos das redes de franquias e experiência do consumidor.

Em seu tradicional Pós-NRF Retail’s Big Show 2024, a ABF promoveu nesta quinta-feira (8/2) o encontro de especialistas que discutiram as novas tecnologias e tendências internacionais para o mercado varejista e de franquias, além de seus desafios. O evento aconteceu no Auditório Santander, no Itaim Bibi, em São Paulo, com transmissão ao vivo e contou com o apoio do Santander e patrocínio da BTR Varese. A ABF participou da NRF de 14 a 16 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos.

Cláudia Vobeto (ABF)

Cláudia Vobeto, diretora de Capacitação da ABF, coordenou o evento, anunciou a renovação do convênio da ABF com a ApexBrasil (que possibilita o Programa Franchising Brasil) apresentou o cronograma do dia, composto pelos painéis: Inovações e Tendências para 2024; Inovações tecnológicas: o futuro do varejo e do franchising; Aterrisagem – Oportunidades para o Franchising Brasileiro; Aterrisagem: Aplicações para o Franchising Brasileiro.

Da esq. à dir.: Bruno Amado (ABF), Jorge Viana (ApexBrasil), Tom Moreira Leite (ABF) e Floriano Pesario (ApexBrasil)

Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) comentou sobre a geração de empregos e movimentação econômica que o setor de franquias promove para o País e assinou a renovação do convênio entre as entidades.

“O franchising alimenta a economia brasileira e gera empregos. Não é fácil alcançar o crescimento que o setor tem apurado. Esse é o resultado de um trabalho consistente, com capilaridade. Esperamos ver em 2024 mais um crescimento na casa de dois dígitos do setor e muito estímulo para que mais franquias sejam abertas em todo o Brasil, impulsando as exportações brasileiras”, disse ele, ao lembrar que as exportações atingiram US$ 339,67 bilhões no ano passado, acima de US$ 334 bilhões em 2022.

Inovações e tendências para 2024

A maior inovação que vemos atualmente é a utilização da Inteligência Artificial na rotina humana pessoal e profissional, além da amplificação da tecnologia para captar dados, realizar curadoria e previsões com as máximas possiblidades.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “vivemos em um momento de inflexão desde a criação da internet, que é a aplicação acessível de soluções de inteligência artificial nos negócios. Mas não podemos nos esquecer que todo o processo de inovação começa e termina com gente. Ou seja, por mais que a tecnologia otimize os processos no setor de franquias e nos seus respectivos segmentos, temos que entender que criar um ambiente onde as pessoas abracem a inovação sem receio de falhar é fundamental”, afirmou.

Em relação à inclusão de tecnologia nos modelos de lojas físicas ou digitais, Moreira Leite destacou um Ecossistema de Consumo Imediato (ICE, em inglês), que foi apresentado no NRF para ampliar, engajar e otimizar os modelos de compras.

No geral, a IA capacita o comércio eletrônico intuitivo por meio de recomendações personalizadas, melhora a capacidade de busca, o aprimoramento do suporte ao cliente, garantia de segurança, insights preditivos e otimização de estratégias de precificação. “Isso permite que as empresas criem experiências sem falhas e centradas no usuário, que impulsionem a satisfação do cliente e aumentem as conversões. Também é importante tornar as experiências do consumidor mais fluidas”, completou.

Em vídeo, Eduardo Terra (BTR VARESE) falou sobre o NRF 2024, que foi “o melhor de todos os anos. Trouxe inovações que podemos realmente incluir no nosso dia a dia. Estava muito ‘pé no chão’ com temas bem amarrados e sólidos. Muito se falou sobre IA, resultados dos negócios e lideranças”, disse.

Alberto Serrentino (BTR VARESE)

A IA ganha protagonismo no nosso varejo porque essa tecnologia apresentou uma aplicação inteligente em uma cultura adaptável às novas aplicações. É um crescimento sustentável que gera oportunidades. “Vemos a inteligência artificial como copiloto do varejo. Ela não substituirá completamente os humanos, mas aqueles que usam IA substituirão aqueles que não o fazem”, disse Alberto Serrentino (BTR VARESE).

O executivo também explicou que o setor passou por pequenos ciclos de transições e, em novembro de 2022, as pessoas começaram a ter noção da aplicação da IA com o ChatGPT, de uma forma tangível. “O biênio 2022-2023 foi de resiliência. As empresas não só sobreviveram à pandemia, como cresceram. Em 2024, vislumbramos um crescimento sustentável, com queda gradual dos juros e da inflação, muita incerteza e emergências climáticas. Mas devemos ter muitas oportunidades com otimização, automação, personalização, monetização de dados de qualidade e sustentabilidade”.

Por fim, Serrentino falou sobre otimização digital e hiperpersonalização como papel principal na evolução do desempenho de uma corporação e experiência do consumidor. “Se não acontecer nenhum outro evento externo não previsível, não tem como este ano não ser o melhor ano para o varejo entre os últimos três anos. Vamos para um ciclo de melhoria e confiança. As médias e grandes empresas brasileiras de varejo estão mais abrindo lojas do que fechando. Até 2028, 50% dos varejistas oferecerão recomendações contextualizadas baseadas em IA para melhorar o engajamento do cliente, aumentando as interações em tempo real em 30% e a taxa de conversão global em 20%”, finalizou.

Para saber mais sobre a missão NRF 2024, clique aqui.

Fotos: Keiny Andrade