Palestra na ABF tirou dúvidas sobre gestão jurídica de franquias

Cerca de 30 pessoas participaram do Café da Manhã Jurídico, que aconteceu no último dia 26 de abril, na sede da ABF, sob o tema Formatação e gestão jurídica das franquias.

A proposta do encontro foi estabelecer discussão do planejamento estratégico e financeiro sob a ótica jurídica X Medidas preventivas e corretivas, conferindo segurança jurídica no Brasil e no Exterior.

A palestrante Sandra Brandão, da Baril, Brandão Brofman Advogados Associados, deu dicas e explicou sob o ponto de vista jurídico, como funciona o planejamento estratégico da gestão de franquias.  A advogada explicou todas as medidas jurídicas a serem tomadas pelos franqueadores com o enfoque em prevenção de conflitos, mas o enfoque principal foi o seguinte tripé: Possuir uma adequada formatação do know-how, Conferir um tratamento adequado às questões de documentação/instrumentos jurídicos, e Saber relacionar-se, isto é:conduzir a rede por meio de bons relacionamentos, o que para Sandra é o mais importante.

Segundo a palestrante os convidados mostraram bastante interesse pelo tema, e trouxeram dúvidas e questões interessantes sobre vários assuntos. O mais debatido foi a questão da cláusula da não- concorrência, que costuma causar polêmica entre os franqueadores. `Foi muito boa a oportunidade de palestrar. O diferencial, para mim, foi poder sair do lugar comum de tratar das questões puramente jurídicas e poder falar sobre precaução e responsabilidade do empreendedor na realização de um negócio`, concluiu Sandra.