“O Boticário” lidera ranking de franquias no Brasil

Diário de Pernambuco – Redação – 20/03
 
A rede de perfumaria e cosméticos “O Boticário” continua reinando absoluta no ranking brasileiro de franquias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), a rede possuía 3.710 pontos de venda em operação até o fim de 2014. O mais curioso: a marca lidera a lista da ABF desde o início de sua divulgação, em 2010.
 
Em segundo lugar no ranking, aparece a escola de idiomas Wizard, que pulou seis posições no ano passado, deixando para trás a Colchões Ortobom, que este ano figura em terceiro. A Wizard, no entanto, não informou o número de unidades. Já a Ortobom informou que fechou o ano com 1.926 lojas em funcionamento.

Segundo a ABF, as franquias que fazem parte das 20 mais bem colocadas na lista são marcas consolidadas, o que reduz o risco de o negócio fracassar. Entrar no segmento de franquias que possui grande número de lojas, no entanto, é mais difícil para os investidores de primeira viagem.

“A expansão das redes é feita, preferencialmente, por franqueados que já têm unidades da marca e já conhecem o negócio”, afirma Lyana Bittencourt, diretora de marketing da consultoria em franchising Grupo Bittencourt, em entrevista ao portal Folha/UOL. “Isso reduz o risco para a franqueadora porque esse franqueado já provou que é capaz de trazer resultados.”

A consultora reforça que as franquias preferem franqueados que já atuam em uma determinada região quando pretendem abrir outra unidade próxima. “É uma forma de evitar que um franqueado concorra com outro da mesma rede.” O mesmo acontece quando a empresa decide abrir um segundo ponto dentro de um shopping, completa a consultora.

Ranking das maiores franquias em número de unidades no Brasil (dados da ABF):
 
1º: O Boticário (perfumes e cosméticos)
2º: Wizard (escolas de idiomas)
3º: Colchões Ortobom (lojas de móveis)
4º: Cacau Show (chocolates)
5º: Subway (fast-food)
6º: McDonald’s (fast-food)
7º: Am Pm (lojas de conveniência em postos de gasolina)
8º: Kumon (reforço escolar)
9º: Jet Oil (serviço de troca de óleo)
10º: Bob’s (fast-food)
11º: BR Mania (lojas de conveniência em postos de gasolina)
12º: Nosso Bar (venda de bebidas e petiscos)
13º: Correios (serviço postal)
14º: Fisk (escolas de idiomas)
15º: CVC (agências de turismo)
16º: Dia% (supermercado)
17º: Óticas Diniz (comércio de óculos e lentes)
18º: Óticas Carol (comércio de óculos e lentes)
19º: CCAA (escolas de idiomas)
20º: Hering (vestuário)