Inovação, esta foi a palavra de ordem da palestra “Pós NRF 2017” promovida pela ABF Rio, no último dia 21 de fevereiro. Com o auditório lotado, os participantes puderam conhecer quais foram as tendências da última edição do maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, realizado em janeiro em Nova York.
Em sua apresentação, o diretor de Cursos e Eventos da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, abriu o evento destacando a nova geração de consumidores, os “Nativos Digitais” e a importância da adaptação do varejo para atrair esse público.
Ele destacou a revolução da tecnologia no mercado de atendimento ao consumidor com a personalização dos preços e do marketing através da busca de dados das preferências dos clientes, criando assim uma fidelização dos clientes aos produtos e serviços das empresas.
Clodoaldo trouxe o case do Uber para os participantes e destacou a dinâmica de preços, considerado um diferencial deste aplicativo. “Preços personalizados podem capturar valores perdidos”, observou. Na concepção do Uber, a empresa atende uma demanda e tem a oportunidade de fazer com que quanto mais ela tenha consumidores excelentes, mais ganhos ela terá. Essa é a relação do Uber com seus consumidores. “Por essa precificação, os preços são personalizados e há uma relação ‘ganha-ganha’”, afirmou o diretor. Essa relação é um dos preceitos do franchising.
Além disso, Clodoaldo também apresentou o case da rede de farmácias norte-americana Wallgreens em fidelização de clientes e destacou seus três pilares: máxima conveniência, ganhar a fidelidade de seus clientes e entregar um atendimento de qualidade. A companhia tem também um programa trimestral de reconhecimento aos clientes mais fiéis. O Balance Rewards é o maior programa de fidelidade dos Estados Unidos, com 150 milhões pessoas cadastradas e US$85 milhões de ativos nos últimos seis meses. Segundo o diretor, os participantes acumulam pontos todos os dias e são incentivados a fazer isso.
Após a apresentação do diretor da ABF Rio, o presidente e consultor da Praxis Business Adir Ribeiro discursou sobre Propósito, Cultura e Engajamento das Redes. Ele destacou alguns cases como o da Amazon, que está causando uma disrupção enorme no mundo dos negócios.
Adir destacou também que a chamada “4ª revolução industrial” (a primeira foi de 1760 a 1840, a segunda de 1875 a 1925 e a terceira de 1960 a 2000), que começou a partir de 2010, está relacionada a marcas e não a canais e trará um grande impacto para a humanidade.
O especialista enfatizou que as pessoas estão no centro de todas as ações. De acordo com estudo apresentado na NRF, um terço dos empregos no varejo desaparecerá até 2025 e os vendedores perderão espaço. “Eles devem ser embaixadores, entusiastas da marca que vendem”, afirmou. Para Ribeiro, toda empresa tem seu “ethos”, cultura, valores, estratégias e táticas. “A dimensão humana é importante, mas sob uma nova forma,” observou.