Início Notícias Na contramão do mercado, CNA aposta em franquia de outro segmento

Na contramão do mercado, CNA aposta em franquia de outro segmento

Enquanto o mercado anuncia a fusão de redes de franquias do mesmo segmento, caso da China in Box e Gendai, no setor de gastronomia asiática, da Wizard e Skill, no setor de ensino de idiomas, e da Saraiva e Siciliano, no setor de livraria e papelaria, o CNA, rede de ensino de idiomas, aposta em estratégia diferenciada e realiza fusão com a rede de padarias Uno Due.

`Nos dias atuais, o investimento em múltiplos negócios gera estabilidade para o franqueador em qualquer cenário de mercado, garantindo segurança e solidez a todos os seus empreendimentos e, conseqüentemente, a todos os seus parceiros`, explica o presidente do CNA, Luiz Nogueira da Gama Neto.

O executivo acredita também que a fusão com negócios diferenciados evita insatisfação por parte dos franqueados devido à possível concorrência que pode surgir ao investir em grupos do mesmo segmento. `Como franqueador de uma rede de ensino de idiomas, a diversificação me pareceu o caminho ideal por diversos motivos, mas principalmente para não gerar concorrência interna com nossos franqueados`, comenta Gama, lembrando já ter negado, por diversas vezes, ofertas de compra de marcas concorrentes em seu segmento de mercado. `Uma boa parceria ganha-ganha me parece mais adequada entre franqueadores de segmentos diferentes, que possam contribuir entre si e oferecer mais produtos e serviços aos seus consumidores que, muitas vezes, são os mesmos, como é o caso do CNA e UnoDue`.

Apesar da fusão, CNA e Uno Due atuam com operações independentes. No entanto, haverá uma sinergia na área de inteligência de mercado e o CNA contribuirá com o know-how em expansão da rede no setor de franquia, para que a rede de padarias possa alcançar outras regiões do País e, conseqüentemente, aumentar o número de unidades.

Além disso, ações de marketing poderão ser realizadas em conjunto pelas duas redes. `Neste processo, ganhamos também velocidade de mercado com a sinergia gerada através de ações realizadas entre as marcas. As possibilidades são infinitas quando pensamos em estratégias de divulgação conjuntas`, conta o presidente do CNA. Somente em são Paulo, cerca de 30 mil pessoas passam diariamente pelas lojas da Uno Due, um bom exemplo que revela oportunidades de negócios para o CNA realizar ações de marketing dentro desses pontos.

A rede de padarias, por sua vez, poderá, além de realizar ações de marketing nas unidades do CNA, oferecer aos franqueados dessa rede a oportunidade de ter lanchonetes UnoDue dentro das escolas. Ambas empresas já realizam ações de marketing esportivo em conjunto, como o patrocínio do piloto Felipe Gama, na categoria Copa Nextel Stock Car 2007.

Para o empresário, neste momento, a prioridade é consolidar a parceria recém formada com a UnoDue. `Mas é claro que estamos abertos a novas oportunidades de negócios. O mercado de franchising é extremamente dinâmico e cresceu 11% no ano passado, bem acima da média da economia nacional. Existem muitas oportunidades em segmentos diferenciados. Quanto à concorrência em nosso segmento de ensino de idiomas, creio que é mais interessante mantê-la `fora de casa` e fortalecer nossa rede franqueada como um todo`.

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