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Momento do País impulsiona negócios ligados aos serviços domésticos, como as lavanderias

Portal Estadão PME – 17/12 – Redação 
 
Os negócios relacionados aos serviços domésticos são apontados como boas oportunidades, pelo menos na avaliação do consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer. A entrada em vigor da legislação que igualou os direitos dos trabalhadores domésticos aos das demais categorias deu força para empresas que oferecem serviços de limpeza, lavanderia e manutenção – todos serviços realizados dentro de uma residência.

As novas regras envolvendo as domésticas refletem em aumento de custo para o empregador, que pode optar em contatar uma diarista ou recorrer a serviços separadamente. É aí que entram os negócios da área de serviços. E muitas dessas empresas estão concentradas em redes de franquias e podem ser uma oportunidade para o empresário que está disposto a investir na área, mas precisa de suporte.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento de limpeza e conservação foi um dos que mais cresceram. As empresas do segmento faturaram R$ 1,055 bilhão no ano passado, 44,5% a mais que os R$ 730 milhões do ano anterior. O número de redes cresceu 29,3%, de 58 para 75. Quase o mesmo crescimento do número de unidades: de 2.105 para 2.742 – alta de 30%.

Profissionalismo e qualificação são os dois pontos de atenção para o empreendedor. De acordo com Carrer, o empresário que vai atuar nessa área precisa trabalhar com funcionários uniformizados, oferecer garantia, estabelecer parâmetros de contratação e formatar contratos, por exemplo. Do outro lado, ele deve investir em treinamento da equipe que vai atender os clientes.

Na ABF, estão associadas redes como a House Shine, Mary Help e Super Esposa na área de limpeza. Já na linha de reparos existem: Doutor Resolve, Doutor Faz Tudo, Praquemarido e Super Marido. Entre as lavanderias, destacamse a 5àSec, DryClean, Lavasecco, Quality Lavanderia e Laundromat.

Expansão. Esta última rede tem planos de crescimento no Brasil. Atualmente, a empresa tem 90 unidades no País e espera fechar 2014 com 150 unidades. A Laundromat começou na Argentina, em 1981, e chegou ao Brasil seis anos depois. A rede é pioneira no self-service no Brasil – o cliente pode lavar e secar até dez quilos de roupa por R$ 20.

O presidente da Laundromat Brasil, Juan Carlos Lopez, explica que no Brasil são aplicados dois conceitos. O primeiro é o integral. A loja tem a lavanderia self-service, espaço para passar a roupa, lavagem a seco e atendimento feito por funcionários. Já o modelo express tem lavadoras e secadoras para atendimento self-service e também o feito por funcionários.

Para Lopez, três fatores contribuem para o crescimento do segmento no País: apartamentos pequenos sem espaço para área de lavanderia, mais pessoas morando sozinhas e a PEC das Domésticas. “O Brasil tem um potencial imenso de crescimento na área de serviços”, afirma Lopez.

Na avaliação do presidente da empresa, os desafios da rede passam por aliar tecnologia com a popularização do serviço. A rede também oferece aos eventuais interessados na franquia uma loja em sistema modular, construída em um contêiner. A unidade por ser instalada em espaços de grande circulação de pessoas, como postos de gasolina e supermercados. “É um sistema que não requer obras. Em praticamente um dia a loja fica pronta para funcionar”, afirma Lopez. Os modelos de franquias da rede custam entre R$ 63 mil a R$ 243 mil, de acordo com o modelo e tamanho da loja.