Missão de Prospecção a Turquia

1ª Etapa: Istambul (de 07 à 14/12)

A ABF deu início à missão de prospecção ao mercado da Turquia, no âmbito do Projeto de Exportação de Franquias Brasileiras desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

O objetivo principal é o de conhecer melhor o mercado de franchising que já opera mais de 850 marcas de franquias e é classificado como 14º do ranking do WFC. Nesta etapa a ABF, com o acompanhamento de um consultor local, cumpriu uma importante agenda de reuniões com dirigentes da Associação Turca de Franchising – UFRAD, franqueadores locais e visitas técnicas, que contemplaram unidades de franquias, zonas de comércio e shoppings centers.

Uma das visitas técnicas foi a Istanbul Aydin Universitesi, entidade privada que possui 12 mil alunos e instalada em um moderníssimo e bem estruturado Campus. Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, fez uma apresentação para um grupo de professores e acadêmicos, despertando muito interesse e surpresa com o mercado brasileiro de franchising.

A Turquia possui 75 milhões de habitantes com território tanto na Europa quanto na Ásia. O País é dividido em 7 regiões geográficas e tem 8 importantes cidades, com destaque para Istambul, Ancara (capital do país com 4 milhões de habitantes e Izmir (3 milhões de habitantes). Recebe anualmente 24 milhões de turistas (principalmente Russos, Alemães e Americanos), tornando o turismo, ao lado da indústria têxtil (toalhas, roupões e tapetes), açúcar e café os grandes geradores de divisas para o país. Uma característica interessante de Istambul, localizada no lado europeu, é que durante o dia possui uma população de 19 milhões de pessoas e que à noite cai para 14 milhões, ou seja, muitas pessoas atravessam do lado asiático ao europeu para trabalhar e estudar e depois retornam. Outra curiosidade é que só em Istambul há mais de 4 mil mesquitas com seus vistosos minaretes.

A Turquia faz divisa com vários países como Armênia, Bulgária, Irã, Iraque, Geórgia, Grécia e Síria, alguns deles bastante instáveis, fazendo com que tenha o maior exército da Europa, além de três bases americanas instaladas em seu território. O país também tem pleiteado sua entrada para a União Européia, o que deverá ocorrer daqui a cinco anos.

Paralelamente, a ABF participou da 7ª Franchising Brand Dealership Trade Fair, tradicional feira de franquias do país que contou com mais de 100 marcas expositoras. Neste evento a ABF contou com um estande institucional, onde divulgou as atividades da entidade e o projeto Franchising Brasil (www.franchisingbrasil.com). Camargo participou da cerimônia de abertura da feira, onde junto com autoridades do governo turco, cortou a fita comemorativa. No dia seguinte participou de um seminário juntamente com representantes de outros países, onde falou sobre o mercado de franquias no Brasil e nos países da América Latina.

Também participou da feira a franquia Pão de Queijo Minas Brasil, representada pelo seu diretor Mauro Trivelato. Segundo Mauro o maior objetivo desta participação é obter conhecimento e não necessariamente prospectar investidores.

A participação brasileira foi muito importante para mostrar que o país está além dos estereótipos já conhecidos como os famosos jogadores de futebol, que, aliás, fazem muito sucesso por lá.

De maneira geral a primeira impressão do mercado foi ótima, com Istambul apresentando boa infraestrutura viária, aeroportuária e hoteleira. É possível se deslocar para outras cidades por rodovias bem conservadas e sinalizadas ou por via aérea, com bilhetes a preços acessíveis.

Quanto às questões culturais e religiosas, o idioma pode ser um obstáculo em um primeiro momento. Mas uma parcela da população já se destaca por dominar o inglês, principalmente aquela que trabalha em atividades ligadas ao turismo. Algumas redes turcas também estão se internacionalizando, principalmente para a Alemanha e Estados Unidos. Uma rede que está neste processo e tem interesse no Brasil é a Simit Sarayi, um coffee shop especializado em pães e com um conceito diferenciado, com destaque para a arquitetura dos pontos de venda e apresentação dos produtos.

Hoje há voos regulares saindo de São Paulo para Istambul, com escala em Dakar, o que possibilita um crescente número de brasileiros no país. Em vários lugares encontramos turcos falando português ou espanhol, até no tradicional Grand Bazaar, emaranhado de corredores onde funcionam mais de quatro mil pequenos negócios.

Impressiona ver o vigor do comércio de rua espalhado pela cidade e suas áreas de produtos especializados.

Andando pela cidade nota-se a presença de diversas cadeias de franquias instaladas, principalmente de alimentação. Mas também uma forte presença do setor de vestuário, calçados, serviços e educação.

O tradicional café turco mantém-se firme e bastante procurado, embora tenha perdido espaço para o expresso e outras bebidas a base de café. Na cidade há uma grande quantidade de cafeterias sendo algumas delas redes de franquias.

Segundo dados da associação turca de franquias há mais de 300 shoppings centers no país, sendo os maiores e mais importantes em Istambul. O Istinye Park é muito luxuoso e onde estão concentradas as principais grifes internacionais. O Kanyon é de menor porte, mas apresenta uma arquitetura impar, além de estar localizado em um importante centro de negócios da cidade. Já o Istanbul Cevahir oferece mais de 300 lojas de marcas nacionais e internacionais, além de entretenimento e áreas de alimentação variada.

A segunda etapa desta missão teve início neste dia 15/12, com término no dia 20/12, no Egito. Na sequência publicaremos um balanço final e resultados da ação.

A ABF disponibiliza em sua sede, para consulta dos associados e estudantes, os estudos e materiais produzidos nas missões. Basta entrar em contato e agendar uma hora com o Rodrigo Faria pelo telefone (11) 3020-8828 ou e-mail: [email protected].

A próxima etapa do 3º Projeto de Internacionalização de Franquias promovido pela ABF em parceria com a Apex-Brasil ocorrerá de 15 a 17 em janeiro, em Miami. O Pavilhão Brasil, formado pelas empresas Bob`s, Emagrecentro, Pão de Queijo Minas Brasil, Grupo Zaiom e Global Franchise, participará da Franchise Expo South, a mais importante feira de franquias dos Estados Unidos e que atrai investidores do país, além do Canadá, México, América Central e Caribe.