Os dados do setor de alimentação fora do lar no Brasil crescem há dez anos em ritmo acelerado e, para 2011, a previsão é de comemorações. O mercado prevê crescimento entre 15% e 16%, segundo estimativas da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), alavancando os negócios de empresas do setor, que fecham o ano com resultados positivos.
A boa fase é observada pela expansão de franquias de alimentação, com novas marcas e unidades que invadem todo o território brasileiro. A rede Donna`s Cozinha Criativa já sentiu o otimismo nos cálculos. Atuando no sistema de franquias há apenas um ano, já fatura R$ 23 milhões, com nove unidades em operação. Outras quatro serão inauguradas em breve.
`A boa fase da economia do país, impulsionada pelo crescente consumo da nova classe C, leva ao aumento da alimentação fora do lar. É uma tendência sem volta`, diz o gerente de expansão da marca, Daniel Kalaes.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que a população gasta 30% do orçamento com alimentação em refeições fora de seus lares. Por esta razão, os estabelecimentos comerciais que atuam nessa área, como padarias, lanchonetes, self-services, restaurantes e conveniências, estão se multiplicando em grande escala, o que resulta em mais opções para o consumidor.
Em um mercado com tantas opções, para conquistar a preferência do cliente, a rede Donna`s Cozinha Criativa aposta em um serviço de qualidade e com o melhor custo/benefício. A marca oferece um diversificado mix de pratos quentes e frios, saladas, grelhados e sobremesas e ainda dispõe de 20 tipos de porções, além de chope, para acompanhar o happy hour.
De acordo com os dados da Abia, o mercado de food service alcançou em 2010 o melhor desempenho dos últimos dez anos, com crescimento de 16,5%, atingindo R$ 185 bilhões de faturamento. Entre 2001 e 2010, o setor expandiu 235%, movimentando estimados R$ 1.093 trilhão. Segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor de franquias de alimentação foi o que mais cresceu em 2010, com alta de 39,9%, em relação a 2009. As expectativas para este ano são ainda mais positivas.
Informações para a imprensa:
Fonte Assessoria de Imprensa
(16) 2111-7200
Marília Saveri – [email protected]
Paulo Viarti – [email protected]
Ricardo Carvalho – [email protected]