Maple Bear conquista o México e se prepara para abrir unidades na Argentina, Peru e Paraguai

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Equipe Maple Bear: alegria pelo case da rede ser finalista do Prêmio Destaque Internacionalização ABF - Apex-Brasil

A rede de escolas bilíngues canadense Maple Bear é finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização; saiba tudo sobre o case

A Maple Bear já conta com 4 unidades no México e se prepara para abrir pelo menos mais 4 no país e para dar o pontapé de suas operações por meio de franquias na Argentina, no Paraguai e no Peru. As conquistas são resultado de um processo consistente da expansão latino-americana da rede de escolas bilíngues, que começou em 2018.

A marca é uma das finalistas no Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Hoje, a Maple Bear é uma referência no setor de educação bilíngue. Com origem em North Vancouver, no Canadá, a marca possui mais de 508 escolas, sendo destas 341 unidades em operação e 161 em implantação. Atualmente, a rede atende 41 mil alunos espalhados em 20 países, que aprendem por meio da metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural.

A expansão na América Latina surgiu após o Grupo SEB se tornar dono da máster franquia brasileira Maple Bear. Ao final de 2018, o grupo passou a ter a concessão de expansão no continente, e adquiriu quatro unidades da marca já existentes no México. Atualmente, o Grupo SEB é sócio da Marca Maple Bear globalmente.

De acordo com a gerente de marketing e comunicação da Maple Bear latino-americana, Sarah Lorenzoni, o pontapé do projeto foi uma visita ao  México, seguida de uma participação em uma importante feira de educação. A escolha do país veio graças a uma pesquisa feita por uma consultoria global. Durante a viagem, o time notou que o mercado poderia oferecer diversas oportunidades para a marca. Os desafios, porém, vinham na mesma proporção: “diferenças curriculares, legislação específica em cada estado, diferenças culturais e linguísticas”, relata Sarah.

O próximo passo foi estruturar a equipe responsável pela expansão, que hoje atua em frentes como marketing e comunicação, operações e implantações, processos acadêmicos, jurídico, entre outros. Entre as decisões estratégicas tomadas pela equipe estava a de participar de eventos apoiados pelo Franchising Brasil.

“Desde 2018, estivemos juntos em Asunción, Buenos Aires, Bogotá, Las Vegas, Portugal e, em 2020, no México. Esta oportunidade mais recente, inclusive, nos resultou na assinatura do contrato de uma nova franquia em Hermosillo, Sonora. Além desse importante contrato, as missões oportunizaram a troca de experiências com os demais participantes, networking e a expansão do conhecimento sobre os mercados que visitamos,” afirma a executiva.

Novas realidades
Apesar do rápido sucesso, o projeto de expansão exigiu da Maple Bear grande capacidade de adaptação. O programa de ensino precisou, nas palavras de Sarah, se “tropicalizar”.  Para isso, a marca investiu em adequações e criação de conteúdos que atendessem às realidades dos países. Outra área que recebeu atenção foi a de comunicação. Antes mesmo da etapa de prospecção de investidores, a Maple Bear decidiu trabalhar a divulgação de sua marca nesses países investindo em relações públicas e marketing digital.

Segundo a gerente, a internacionalização da marca trouxe aprendizados à equipe da Maple Bear Brasil. “Essa jornada nos deixou mais atentos às diferenças culturais, o que impacta em todo o processo, sobretudo na comunicação e posicionamento de marca”, explica, e finaliza: “Outro ponto de contribuição é o compromisso que o Time Maple Bear apresenta em manter os padrões operacionais, acadêmicos e treinamento com canadenses. Isso fortalece a ideia de que somos uma rede na América Latina (global) e não apenas uma unidade. Confirmamos que estamos no caminho certo quando nossos alunos, filhos de pais e mães com carreiras internacionais, migram de uma Maple Bear para outra e sentem os impactos das mudanças serem minimizados”.

Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas.

A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex-Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.

Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.