Com o apoio da prefeitura do município de São Bernardo do Campo e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi realizada entre 26 e 27 de março, a primeira feira de franquias da região, a São Bernardo do Campo Franchising Bussiness.
Pelo menos R$ 13 milhões em negócios devem ser movimentados a partir da feira. A ABF comemora o sucesso e garante: `A feira de São Bernardo do Campo passará a contar oficialmente na agenda dos eventos realizados pela associação`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
O evento que reuniu 50 marcas de franquias interessadas em expandir suas atividades para região, recebeu 5.120 visitantes. `O resultado foi surpreendente, identificamos um publico altamente interessado pelo setor, pelo menos 150 a 200 novas unidades devem ser abertas a partir da feira de SBC`, afirma o executivo.
Além da oportunidade de conhecer algumas redes que atuam no sistema de franchising o visitante da feira pôde participar de cursos gratuitos oferecidos pela ABF e pelo SEBRAE. `O auditório do Pavilhão Vera Cruz, onde os cursos foram ministrados, lotaram nos dois dias. São pessoas ávidas por informações sobre o sistema. O próprio estande da ABF recebeu mais de 500 pessoas em busca de noticias das redes, como funciona o setor e o papel da entidade com as redes associadas`, informa Keller de Paula, gerente de marketing da ABF.
Os jovens, Clarissa Klein de 24 anos e Eduardo Nascimento de 25 anos marcaram presença em todas as atividades paralelas da exposição nesses dois dias. `Nós temos um pequeno comercio no segmento de vestuário e queremos saber se temos potencial para franquear, os cursos e as informações cedidas pela ABF estão nos ajudando nesse processo`, afirma Clarissa.
A ABF também colocou a disposição do público visitante o consultor Walter Baptista, o especialista foi responsável pela orientação referente às linhas de crédito destinadas ao setor de franquias.
Everaldo Batista de 41 anos acaba de perder o emprego e veio com a família conhecer as oportunidades do setor oferecidas na feira de São Bernardo. `Queremos aproveitar esse momento par investir num negócio próprio, fiquei sabendo da feira pelo rádio e corri pra cá com toda minha família`, anima-se Batista com a expectativa de realizar o sonho do próprio negócio: `Pensamos num quiosque de sorvetes ou sucos`.
David Pinto, diretor sócio da rede de sorvetes Jundiá, garante que as oportunidades são boas. Com o valor mínimo de R$15 mil é possível adquirir um quiosque da marca. O empresário recebeu em seu estande pelo menos 300 interessados, segundo ele cerca de 10 contratos devem ser fechados a partir da feira.
A RE/MAX, maior rede de franquias imobiliárias do mundo, tem planos audaciosos para sua expansão, a meta são de 100 unidades no Brasil até o final do ano, pelo menos 17 estados estão no foco de expansão da marca. `São Paulo como um todo faz parte de nossa estratégia de crescimento e vimos em São Bernardo do Campo uma excelente oportunidade. Recebemos cerca de 350 interessados, pelo menos 15 a 20 são potenciais investidores`, afirma Mario Gasperini, diretor de expansão da RE/MAX.
A D´pil, rede especializada em foto depilação e fototerapias que consiste na eliminação do pelo por meio do calor da luz e o elimina pela raiz, agendou 10 reuniões com fortes candidatos a franqueados da marca. `A feira se revelou uma porta de entrada no município, temos 10 unidades em São Paulo, recentemente fechamos um contrato em SBC e estamos confiantes de que a partir da feira outros serão abertos brevemente`, afirma Danny Kabiljo, diretor de expansão da rede.
A diretora da rede de restaurantes BigX-Picanha Rita de Cássia Poli possui 5 lojas próprias e 15 franqueadas localizadas nos principais endereços e shoppings da capital paulista e veio para a feira com a intenção de intensificar a expansão da marca. `Pensei que se conseguisse fechar pelo menos um contrato a partir da feira já seria uma grata surpresa, no entanto tivemos mais de 300 visitantes sendo que pelo menos cem deles preencheram cadastro e serão entrevistados`, comemora Rita.
De acordo com a analise do diretor executivo, Ricardo Camargo, o principal vetor para o crescimento do franchising nos próximos anos será a expansão das redes para as cidades em desenvolvimento, nesse contexto São Bernardo passa a ser um foco importante, uma vez que o perfil empresarial dessa região está deixando de ser estritamente industrial e ampliando a atuação no varejo e na prestação de serviços.
Veja mais notícias sobre a feira:
– Feira de franquias de São Bernardo do Campo superou as expectativas
– Feira de SBC deve movimentar cerca de R$ 13 milhões em negócios
– Atividades paralelas movimentaram a primeira feira de franquias de SBC
– Curso ajuda a avaliar perfil empreendedor
– Especialista mostra os passos para comprar sua franquia
– Sustentabilidade pode ser um diferencial na escolha da franquia
– Palestra ajuda a entender os aspectos jurídicos do franchising
– Especialista dá dicas sobre como escolher o ponto comercial ideal
– Consultor alerta sobre os cuidados na hora de montar uma empresa
Fonte: Redação DFREIRE
Fotos: StudioF/Fabrizio Morixio