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Licenciamento de lava-rápido a domicílio custa a partir de R$ 5.480

A Acquazero passou a ser franqueadora em 2010, quando se associou à Associação Brasileira de Franchising. Atualmente, oferece diversos formatos de franquia, que vão desde a modalidade delivery até as que exigem ponto fixo. A marca possui 78 unidades espalhadas pelo país das quais um pouco menos que a metade são de representações de atendimento a domicílio. Os licenciamentos da marca custam a partir de R$ 5.480.
O principal diferencial da franquia é a preocupação com a sustentabilidade. “Com o Acquazero, uma lavagem de automóvel gasta apenas 300 ml de água, enquanto uma lavagem tradicional pode gastar até 900 litros”, explica Marcos Mendes, diretor da marca. A franquia oferece mais 12 serviços além da lavagem, como enceramento e higienização interna do veículo. Para mais informações, acesse acquazero.com.br.
Trabalhei durante 15 anos como gerente comercial de financeiras, no setor de veículos. Mas quem é que não sonha em ter um negócio próprio, né No início deste ano, resolvi colocar minha idéia em prática e começar a pesquisar franquias pequenas que coubessem no meu bolso. Fui para a internet e encontrei uma franquia que chamou minha atenção, a AcquaZero. Era um lava-carros diferente, que além de delivery também tinha uma proposta ecológica interessante, de lavagem com cera para economizar água. Como sempre gostei de carros, achei que era o negócio perfeito para mim. O melhor de tudo A licença custava pouco menos de R$ 6 mil e esse valor eu poderia pagar!
Usei minhas economias pra comprar a franquia
Conversei com minha esposa sobre a franquia e ela ficou um pouco insegura. Mas, como sempre me mostrei um trabalhador muito dedicado, ela confiou no meu potencial e me apoiou. No início de setembro, desembolsei os R$ 5.800 que eu tinha guardado ao longo dos anos e comprei a licença. Dava para optar entre diversos tipos de franquia, mas escolhi a mais barata, que me dava o direito de usar o nome Acquazero oferecendo lavagens de carro a domicílio. Recebi um carrinho com o equipamento e um kit para começar o trabalho com material para 400 lavagens.
Contratei dois funcionários para trabalhar na minha empresa fazendo as lavagens. Fui com eles para o treinamento da marca e aprendemos a usar o produto e a fazer a lavagem ecológica, a revitalização de borracha, a cristalização dos vidros e o enceramento de pintura. A lavagem é ecológica porque é feita com uma cera especial e panos, economizando água. Em média, uso só 300 ml de água para lavar um carro!
Divulguei o negócio nos condomínios do bairro
Conversei com o síndico do prédio onde moro e também com a administração do condomínio fechado em que possuo uma casa, para poder oferecer meu serviço para os moradores e atuar lá dentro. Como é uma lavagem limpa, que não causa nenhum transtorno, eles aceitaram na hora. Também visitei condomínios de casas e apartamentos vizinhos, dentro da minha região de atuação, para divulgar meu lava-carros delivery. Fiz panfletagem nas caixas dos correios do bairro e também divulguei no boca a boca. Pedi o e-mail dos moradores para a administração dos condomínios e mandei mensagens divulgando meu negócio.
É o olho do dono que engorda o gado!
Desde o início, cuidei do meu negócio bem de perto, controlando tudo. Sou eu quem cuida do agendamento das lavagens, enquanto meus funcionários colocam a mão na massa e lavam os carros. Os preços de cada serviço variam um pouco de acordo com o tamanho do automóvel. A lavagem custa, em média, R$ 30.0 enceramento é o mais caro, sai por R$ 50. Já a cristalização do vidro e a revitalização de borracha custam cerca de R$ 35.
A lavagem é o serviço que demora mais: 40 minutos quando os dois funcionários estão trabalhando juntos. Eles podem se separar e ir cada um para uma casa fazer um serviço, mas a maioria do tempo ficam juntos. Quando é uma lavagem de rotina, de um cliente que lava sempre com a gente, aí geralmente vai apenas um. É que nesses casos o carro já está mais limpo e a lavagem é mais tranqüila. Mas, se algum deles está muito cansado, vou eu mesmo na casa dos clientes!
Superei a expectativa da marca antes da hora!
Toda minha dedicação ao negócio logo deu resultado. No primeiro mês, consegui um faturamento bruto de R$ 4 mil! Fiquei muito animado porque conseguimos fazer 190 lavagens e as estimativas da marca indicavam que era normal chegar a 200 lavagens apenas no quarto mês. Foi quando tive a certeza de que havia investido em um negócio promissor, que tinha tudo para crescer cada vez mais! É claro que a região onde eu atuo também é um fator muito importante para o sucesso do negócio, já que há diversos condomínios de classe média alta, com moradores que estão dispostos a pagar pela comodidade de ter seus carros lavados dentro da sua própria casa.
O ritmo começou a ficar tão corrido que tive que contratar mais um funcionário em outubro. Eles ganham um salário fixo e bonificações quando atingimos um número alto de lavagens no mês. Assim, ficam estimulados a se dedicar ao trabalho. Também busco orientálos a ter sempre uma postura profissional com os clientes, oferecendo algumas vantagens de fidelização, como o plano mensal com desconto. Desse jeito, vamos conquistando cada vez mais clientes.
Quero ampliar a franquia e oferecer mais serviços
Atualmente, consigo lucrar R$ 2 mil por mês. Minha rotina é assim: de manhã, direciono meus funcionários para o trabalho e logo saio para tentar conseguir novos clientes. Os antigos já estão acostumados a ligar para agendar suas lavagens. Alguns já deixam até horários fixos reservados!
Nesses três meses de atividade, já percebi que existe uma demanda por outros serviços como higienização de estofado do automóvel, por exemplo. Então, pretendo expandir minha licença na franquia para começar a oferecer mais serviços, além dos quatro que já presto hoje. Ao todo, são 13 serviços disponíveis na marca atualmente.
Estou completamente satisfeito com meu negócio! Além de adorar carros, a pegada ecológica do Acquazero tem tudo a ver com a preocupação cada vez maior que todo mundo tem com o meio ambiente. A gente sabe que não dá para desperdiçar água à toa de jeito nenhum e gosto que o meu trabalho tenha essa preocupação.
Consigo ver que o mercado em que trabalho ainda tem uma possiblidade de expansão muito grande e quero aproveitar isso! Vou me dedicar para que o negócio cresça cada vez mais e eu possa deixar mais e mais clientes satisfeitos com meus serviços!
Revista Sou Mais Eu – 19/12 – Redação 
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