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Jovens recorrem às franquias para empreender

Portal O GLOBO – 21/03 – Redação 
 
Entre 2003 e 2013, o mercado de franquias no Brasil viu seu faturamento crescer 398% e o número de unidades franqueadas pular de 56 mil para mais de 114 mil em todo o país. Os dados da Associação Brasileira de Franchising enchem os olhos de quem quer empreender com pouco risco, mas não tem experiência. Com esse perfil, os jovens têm encontrado nas franquias um bom caminho para se tornarem empresários.

É o caso Ricardo Schaefer que, aos 23 anos, investe em franquias de alimentação saudável. Em 2009, com 19 anos, Schaefer abriu sua primeira franquia da rede de lanchonetes Subway. Apesar de muito jovem, o rapaz amadureceu a ideia. Desde a adolescência, economizava toda a mesada e os extras que ganhava no trabalho que fazia na empresa do pai durante as férias. Com 18 anos, investiu o dinheiro em ações e começou a pesquisar o mercado de franquias. Eu escolhi empreender com franquia pelo risco menor e pelo know-how que ela me oferecia. Optei por uma marca consolidada no mercado, mas decidi abrir uma loja em São Gonçalo, uma região onde, até então, não havia unidades da rede.
 
As tomadas de decisão de Schaefer resumem bem as vantagens do franchising e os alertas que os especialistas fazem. O professor da FGV Marcio Diaz Abreu, especialista em marketing e gestão, confirma a ideia de que o investimento em franquia oferece menor risco por ser um negócio já formatado e com processos implementados. As franquias têm grandes possibilidades de sucesso, mas não existe milagre. O franqueado, dono da unidade, tira vantagem da própria empresa que já está estabilizada. No entanto, ele precisa estudar. Quanto mais consolidada no mercado for a franquia, menores os riscos — aconselha o especialista que aponta a escolha do ponto como outra questão a ser bem avaliada. — O franqueado tem que analisar a fundo as cláusulas do contrato para saber se tem exclusividade na região onde quer abrir sua loja ou se há um limite aceitável de unidades ali. Pode parecer fácil abrir uma franquia, mas, por questões contratuais, é muito difícil se livrar de uma.

Em um ano, Schaefer teve o retorno do investimento do seu primeiro empreendimento. Pouco tempo depois, abriu a segunda loja no Grajaú. Em 2013, resolveu diversificar e montou uma franquia da Sellety, rede de restaurantes que também segue a linha de alimentação saudável. Para este ano, pretende abrir sua terceira unidade da Subway.
 
Casos bem-sucedidos como o de Schaefer motivam outros empreendedores a apostar em franquias. Mario Newton abriu a sua primeira há 17 anos, quando o mercado de franchising engatinhava no Brasil.

Na época, eu não falava em franquia. Abri em Niterói uma empresa de logística que já existia no Rio e que o dono não tinha interesse em tocar sozinho em outra cidade. Hoje, entendo que era franchising.

O negócio acabou se desfazendo com a fusão com outra empresa. Mario, que tinha sociedade com o irmão, resolveu não se incluir na operação, e os dois seguiram de forma independente e continuam até hoje com o negócio.

No ano passado, mesmo com os bons resultados da empresa de logística, os irmãos voltaram a se interessar por franquias. Estudaram as possibilidades e abriram, em Niterói, uma unidade da Via Verde, rede de lojas de alimentos e suplementos naturais que está há 18 anos no mercado e tem 34 unidades em nove estados do país.

A grande vantagem de abrir uma franquia é que está tudo pronto para você começar. Não precisa buscar fornecedor nem nicho. E você já tem uma marca trabalhada, não tem que passar por todo aquele processo de construção de uma, o que pode levar anos — analisa Newton que, para driblar a concorrência na região, além de caprichar no atendimento, oferece lanchonete com produtos integrais, o que, segundo ele, as outras lojas não têm.
 
Instituições oferecem cursos sobre franquias
 
O crescimento do mercado de franchising tem se refletido no aumento do número de cursos sobre franquias em instituições brasileiras. A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio) e a Universidade Estácio de Sá lançam no próximo semestre um curso de graduação tecnológica em franquias, com duração de dois anos em meio. A ESPM Rio oferece o MBA em Gestão de Franquias. Também em parceria com a ABF-Rio, o curso terá inscrições abertas a partir de 24 de abril. Na FGV Rio, o MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios e o MBA em Gestão de Negócios em Comércio e Vendas possuem disciplinas voltadas para franquias. As inscrições podem ser feitas até o fim de abril.