Jogo para aprender

Brasil Econômico – Erica Ribeiro – 15/09

Sebrae se juntou ao Facebook Brasil para criar cursos online para servir como ferramenta de apoio para micro e pequenas empresas

Os cursos online são cada vez mais uma ferramenta de apoio para micro e pequenas empresas em busca de capacitação. Pensando nisso, o Sebrae se juntou ao Facebook Brasil e criou o “Empreenda com o Facebook”. Segundo os dois parceiros, uma em cada três pequenas empresas no país têm página na rede social. Para tornar o curso mais atraente, o ambiente é de um jogo e foi construído com base em dados do Sebrae que mostram que a maior parte dos empreendedores está nas áreas de varejo e comércio. O desafio começa com a criação da própria página na rede social, passando pelo desenvolvimento de um anúncio e, em seguida, a elaboração de estratégias de negócios online. Cumpridas as etapas, o usuário ganha créditos para anunciar no Facebook. O jogo permite a participação de até 50 mil pessoas por mês e tem atingido seu objetivo. “É uma solução educacional que, além da capacitação, facilita a inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais” , diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. A parceria inclui ainda a participação do Facebook nas Feiras do Empreendedor, que até dezembro terão chegado a 14 capitais.

A Mastercard também está investindo na capacitação profissional e, em parceria com o instituto Endeavor, inicia na quarta-feira a oferta de cursos online, por meio do seu Portal Mastercard Empreendedor. Os inscritos poderão escolher entre 12 cursos disponíveis.

No mesmo dia, a MasterCard patrocina o Day1, evento anual realizado pela Endeavor Brasil em São Paulo, com palestras de grandes empreendedores. “Queremos projetar a bandeira como referência em soluções e consultoria para este setor tão importante da economia, que hoje representa 99% das empresas de todo país”, afirma Marcelo Tangioni, vice-presidente de Produtos da MasterCard Brasil e Cone Sul.