Início Notícias ABF em Ação Boas práticas, insights e cases no último encontro da ABF MG do ano

Boas práticas, insights e cases no último encontro da ABF MG do ano

Boas práticas, insights e cases no último encontro da ABF MG do ano
Associados da ABF Minas na sede do Sebrae, em Belo Horizonte

Encontro reuniu associados na sede do Sebrae Minas Gerais, em Belo Horizonte.

“Foi um encontro incrível! Um bate-papo muito bacana, com vários insights. Pudemos contar como surgiu a empresa, como que está, quais são os desafios. Pudemos compartilhar com os franqueadores de outros, de diversos segmentos, as dores, os desafios, o crescimento, as vitórias. Enfim, as boas práticas do franchising, na verdade. E de que forma a gente está aplicando esse ‘franchising íntegro’. Então, foi de forma geral muito positivo esse encontro”, afirmou Renan Reis (FarMelhor) a respeito do Encontro de Associados da ABF Regional Minas Gerais, o quarto e último do ano. O evento foi realizado na sede do Sebrae MG, em Belo Horizonte, na terça-feira-feira (28/11) e contou com cerca de 40 participantes entre franqueados e franqueadores.

O encontro teve o patrocínio do PagBank e da Unilever Pro, sendo conduzido pela pelo diretor da Regional mineira, Antonio Bortoletto, e pela diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela. Os executivos apresentaram os números do desempenho do franchising no terceiro trimestre, falaram da importância em ser associado e das ações institucionais da entidade, como o Selo de Excelência em Franchising.

Fabiana destacou a relevância da parceria com os patrocinadores e com o Sebrae. “Foi uma reunião superinterativa na sede do Sebrae Minas, com um grande apoio deles, com muitos representantes interessados em conhecer mais do mundo do franchising e buscando conteúdo também em gestão de franquias. Acredito que essa parceria só tem a crescer e ficar cada vez mais madura e mais forte”, destacou a executiva.

Conteúdos relevantes

Corroborando com a fala da diretora da ABF, a gestora do Projeto Minas Franquia, do Sebrae, Alessandra Simões, destacou a importância do evento. “A programação foi muito boa, com conteúdos relevantes para os empresários e histórias de marcas excelentes, como a Cacau Show, Cheirin Bão, Hakuna Batata, foram bastante inspiradoras para quem estava presente. Achei a reunião fantástica em termos de conteúdo, muito bem definidos os temas e muito importantes”, evidenciou.

O evento contou com as palestras “Trilhando o Caminho do Sucesso: Melhores Práticas na Expansão”, com Arlan Roque (Cacau Show), que mostrou a expansão da marca nos últimos anos, com um salto de vendas de mais de 500 franquias por ano.

Na palestra “Desafios da Gestão Financeira”, Maurício Galhardo (F360) abordou a gestão financeira, mostrando a importância de franqueadores e franqueados empenharem-se na administração das finanças do negócio, quais são os desafios e cuidados que as redes devem ter com os demonstrativos de resultados (DREs) e com os números dos franqueados, sempre focados no caixa, pois, segundo ele, é o caixa que determina o sucesso das empresas.

Na sequência, Adilson Ladeira (Hakuna Batata) e Renan Reis apresentaram cases e insights sobre as dores e possíveis soluções das suas marcas.

O encontro trouxe, ainda, o painel “Franchising em Foco: Causos que inspiram”, que contou com a participação de Bruno Vasconcelos (Seu Cliente Oculto/Isla) e no qual os empresários puderam conhecer um pouco da história dos palestrantes, como também tiveram a oportunidade de interagir e ouvir os participantes contarem sobre a sua rotina e vivência dentro do seu negócio.

Fechando o encontro, Eduardo Schroeder e Wilton Bezerra (Cheirin Bão)contaram toda a história do ecossistema que envolve a rede, desde plantar a semente de café, colheita, torrefação, evidenciando os desafios da expansão, aceleração de vendas, até a entrega de franquia. Além disso, os franqueadores apresentaram como é feito a comunicação institucional e a relação entre franqueador e franqueado da rede.

“A expansão foi um dos grandes diferenciais nossos no mercado para a gente conseguir expandir. Focamos na jornada do franqueado, que é também meu cliente. Mostrei para eles também como que a minha própria rede me ajuda nas vendas. Hoje eu falo que tenho um exército de franqueados vendedores”, declarou Schroeder.

O empresário ainda complementou que está gostando muito desses encontros cada vez mais regionalizados e interativos que a ABF. “Eu acho muito interessante o que a ABF vem fazendo, regionalizando, juntando. Estive no encontro da Kopenhagen, em Extrema, estive nesse agora… cada vez mais próximo”, disse. Ainda segundo Schroeder, os encontros regionais dão voz aos participantes e promovem a troca de ideias entre todos. “Acho que a receptividade dos participantes foi ótima. Tive excelentes feedbacks”, ressaltou.

Segundo o diretor Regional da ABF Minas, o evento foi muito rico em conteúdo e a entidade fechou com primazia a missão de trazer informação relevante e de se aproximar ainda mais de seus associados. “Foi superlegal, um encerramento com chave de ouro. Só coroa aquilo que a gente fez ao longo do ano, que foi aproximar mais os nossos associados e trazer conteúdos relevantes que possam ser transmitidos às suas companhias, mostrando que a ABF, mais uma vez, continua com a sua missão e proposta de estar próxima de seus associados”, concluiu Bortoletto.

Fotos: ABF/Divulgação