Encontro reuniu associados na sede do Sebrae Minas Gerais, em Belo Horizonte.
“Foi um encontro incrível! Um bate-papo muito bacana, com vários insights. Pudemos contar como surgiu a empresa, como que está, quais são os desafios. Pudemos compartilhar com os franqueadores de outros, de diversos segmentos, as dores, os desafios, o crescimento, as vitórias. Enfim, as boas práticas do franchising, na verdade. E de que forma a gente está aplicando esse ‘franchising íntegro’. Então, foi de forma geral muito positivo esse encontro”, afirmou Renan Reis (FarMelhor) a respeito do Encontro de Associados da ABF Regional Minas Gerais, o quarto e último do ano. O evento foi realizado na sede do Sebrae MG, em Belo Horizonte, na terça-feira-feira (28/11) e contou com cerca de 40 participantes entre franqueados e franqueadores.
O encontro teve o patrocínio do PagBank e da Unilever Pro, sendo conduzido pela pelo diretor da Regional mineira, Antonio Bortoletto, e pela diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela. Os executivos apresentaram os números do desempenho do franchising no terceiro trimestre, falaram da importância em ser associado e das ações institucionais da entidade, como o Selo de Excelência em Franchising.
Fabiana destacou a relevância da parceria com os patrocinadores e com o Sebrae. “Foi uma reunião superinterativa na sede do Sebrae Minas, com um grande apoio deles, com muitos representantes interessados em conhecer mais do mundo do franchising e buscando conteúdo também em gestão de franquias. Acredito que essa parceria só tem a crescer e ficar cada vez mais madura e mais forte”, destacou a executiva.
Conteúdos relevantes
Corroborando com a fala da diretora da ABF, a gestora do Projeto Minas Franquia, do Sebrae, Alessandra Simões, destacou a importância do evento. “A programação foi muito boa, com conteúdos relevantes para os empresários e histórias de marcas excelentes, como a Cacau Show, Cheirin Bão, Hakuna Batata, foram bastante inspiradoras para quem estava presente. Achei a reunião fantástica em termos de conteúdo, muito bem definidos os temas e muito importantes”, evidenciou.
O evento contou com as palestras “Trilhando o Caminho do Sucesso: Melhores Práticas na Expansão”, com Arlan Roque (Cacau Show), que mostrou a expansão da marca nos últimos anos, com um salto de vendas de mais de 500 franquias por ano.
Na palestra “Desafios da Gestão Financeira”, Maurício Galhardo (F360) abordou a gestão financeira, mostrando a importância de franqueadores e franqueados empenharem-se na administração das finanças do negócio, quais são os desafios e cuidados que as redes devem ter com os demonstrativos de resultados (DREs) e com os números dos franqueados, sempre focados no caixa, pois, segundo ele, é o caixa que determina o sucesso das empresas.
Na sequência, Adilson Ladeira (Hakuna Batata) e Renan Reis apresentaram cases e insights sobre as dores e possíveis soluções das suas marcas.
O encontro trouxe, ainda, o painel “Franchising em Foco: Causos que inspiram”, que contou com a participação de Bruno Vasconcelos (Seu Cliente Oculto/Isla) e no qual os empresários puderam conhecer um pouco da história dos palestrantes, como também tiveram a oportunidade de interagir e ouvir os participantes contarem sobre a sua rotina e vivência dentro do seu negócio.
Fechando o encontro, Eduardo Schroeder e Wilton Bezerra (Cheirin Bão)contaram toda a história do ecossistema que envolve a rede, desde plantar a semente de café, colheita, torrefação, evidenciando os desafios da expansão, aceleração de vendas, até a entrega de franquia. Além disso, os franqueadores apresentaram como é feito a comunicação institucional e a relação entre franqueador e franqueado da rede.
“A expansão foi um dos grandes diferenciais nossos no mercado para a gente conseguir expandir. Focamos na jornada do franqueado, que é também meu cliente. Mostrei para eles também como que a minha própria rede me ajuda nas vendas. Hoje eu falo que tenho um exército de franqueados vendedores”, declarou Schroeder.
O empresário ainda complementou que está gostando muito desses encontros cada vez mais regionalizados e interativos que a ABF. “Eu acho muito interessante o que a ABF vem fazendo, regionalizando, juntando. Estive no encontro da Kopenhagen, em Extrema, estive nesse agora… cada vez mais próximo”, disse. Ainda segundo Schroeder, os encontros regionais dão voz aos participantes e promovem a troca de ideias entre todos. “Acho que a receptividade dos participantes foi ótima. Tive excelentes feedbacks”, ressaltou.
Segundo o diretor Regional da ABF Minas, o evento foi muito rico em conteúdo e a entidade fechou com primazia a missão de trazer informação relevante e de se aproximar ainda mais de seus associados. “Foi superlegal, um encerramento com chave de ouro. Só coroa aquilo que a gente fez ao longo do ano, que foi aproximar mais os nossos associados e trazer conteúdos relevantes que possam ser transmitidos às suas companhias, mostrando que a ABF, mais uma vez, continua com a sua missão e proposta de estar próxima de seus associados”, concluiu Bortoletto.
Fotos: ABF/Divulgação