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Inovação no varejo como diferencial estratégico

Inovação no varejo como diferencial estratégico
(Da esq. à dir.) Walter Sabini Jr. (HiPartners Capital&Work), Leandro Lopes (Allos), Tom Moreira Leite (ABF/Grupo Trigo) e Carolina Pires (Hering)

Painel sobre a “Inovação no varejo como diferencial estratégico” reuniu Tom Moreira Leite (ABF), Carolina Pires (Hering), Leandro Lopes (Allos) e Walter Sabini Jr. (HiPartners Capital&Work).

O último dia da 21ª ABF CON trouxe como debate as estratégias de atuação do varejo para inovar e buscar uma integração entre o modelo físico e digital das marcas. O painel “Inovação no varejo como diferencial estratégico” contou com a participação do presidente da ABF, Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), como moderador, Carolina Pires (Hering),

Carolina ressaltou que a pandemia foi um grande catalizador no qual se teve que acelerar os processos e construir uma proposta de valor de cada canal.

“Mais importante para uma marca é como ela traduz a sua proposta de valor em cada forma de contato, a marca é soberana. Ressignificamos nossos pontos de venda físicos com uma experiência de marca maior”, disse Carolina.

A executiva explicou como o uso da omnicanalidade fez a marca recuperar índices de antes da pandemia, por meio de ações mais inteligentes para ter o produto certo, no local certo e nos mais variados formatos de loja.

“A gente vem acertando no que o cliente final espera de nós. Quando ele entra numa Hering física, estamos consertando as propostas de valor e arrumando essa jornada, e a gente vem atingindo esses atendimentos baseados nisso. Trazemos uma inteligência na experiência, seja ela no físico e também no digital”, explicou a painelista.

O representante da Allos trouxe alguns exemplos de ações realizadas antes e após a pandemia para ajudar na jornada do cliente das marcas. Para o executivo, a força do empreendedorismo é que move o negócio dele, que conta com mais de 11 mil empreendedores dentro da plataforma e destacou que cerca de 35% das lojas dos shoppings que envolvem a Allos são associados ABF.

Para Lopes, a missão da Allos é buscar uma solução para o todo. “Temos que atender o máximo possível. O nosso papel é essencialmente o poder de ajudar o lojista a vender mais e ajudá-lo nessa jornada de omnicanalidade”, disse.

Como sugestão de todo o processo, Sabini Jr. destacou a preocupação na formatação dos dados para o bom andamento e sucesso das redes, utilizando todas as opções ofertadas pelas ferramentas atuais.

“Com o conhecimento do cliente se leva a uma experiência mais qualificada em todos os canais, físico ou digital. Quanto mais você souber do seu cliente e souber usar esses dados, melhor será o seu desempenho. Se preparem, pois outros novos canais digitais estão por vir”, salientou Sabini.

Finalizando a sessão, o presidente da ABF evidenciou que no processo de transformação das companhias, as ferramentas sempre serão apenas um meio.

“O verdadeiro processo de mudança para se implementar essa cultura dentro da companhia de vocês começa com gente, começa e termina com gente; aí você tem um recheio ali no meio que é a tecnologia em que você está interessado que, com habilidades e competência, iremos atrair os consumidores”, concluiu Moreira Leite.

Foto: Keiny Andrade