H.I.G. Capital une dona do site Baixaki com Click Jogos

Valor Econômico – Vinicius Pinheiro – 16/09

A gestora de fundos americana H.I.G. Capital fechou o investimento nas empresas de mídia digital NZN, de sites como Baixaki e TecMundo, e a Click Jogos, que oferece games gratuitos para PC, tablets e celulares. Como parte da operação, o fundo promoverá a fusão das companhias. Juntas, as empresas formarão o nono maior grupo em audiência da internet brasileira.

O valor do negócio e a participação do fundo não foram revelados, mas o fundo terá uma presença “relevante” nas companhias, segundo Fernando Marques Oliveira, principal executivo da H.I.G. no país.

Ambas as companhias nasceram na segunda geração da internet. A NZN é de 2000, ano do estouro da chamada bolha das empresas “pontocom”. Com sede em Curitiba (PR), o grupo tem como carro-chefe o site de downloads Baixaki e conta com outros seis portais de conteúdo especializado, incluindo notícias sobre tecnologia e séries de TV.

O Click Jogos foi criado há dez anos e hoje é um dos líderes em audiência na web voltada para o público infantil e jovem, com aproximadamente 20 mil jogos gratuitos em 350 categorias exclusivas para PC, tablets e celular. Tanto Gui Barthel, fundador da NZN, como Andreas Diegues, que criou a Click Jogos, permanecem no comando das empresas após a fusão.

A receita das companhias não foi divulgada, mas tem como principal fonte os anúncios nos sites e plataformas como telefones celulares. A audiência combinada dos grupos é da ordem de 40 milhões de usuários únicos, dado que considera a quantidade de visitas aos sites em um período de 24 horas.

“Ficamos abaixo apenas de gigantes da internet como Google, Eacebook e Microsoft e portais ligados a grandes empresas de mídia”, afirma Oliveira. Com os recursos do fundo, o objetivo é buscar novas áreas de conteúdos e downloads para as empresas.

O aporte na NZN e na Click Jogos é o sexto negócio da H.I.G. Capital desde a criação do escritório brasileiro, em 2012. O primeiro investimento da gestora americana, que tem foco em companhias de médio porte, foi a compra de 100% da rede de ensino de idiomas Cel Lep.

Com um total de US$ 15 bilhões sob sua administração, a H.I.G. Capital também detém participações na Office Total, fornecedora de serviços de impressão; na Eletromidia, que oferece ações de mídia por meio de uma rede de painéis digitais em locais de alto tráfego; na empresa de software LG Sistemas; e na fabricante de sorvetes goiana Creme Mel.