Grupo ABF encerra viagem à NRF 2015


Missão brasileira organizada pelo quarto ano consecutivo teve agenda intensa, com série de painéis, palestras e visitas técnicas. Principais assuntos, pesquisas e cases serão apresentados dia 29/1 no Pós-NRF

 

O Grupo ABF encerrou no sábado, 17/1, mais uma missão à NRF Big Show, em Nova Iorque. Em sua 104ª edição, o maior e mais importante evento do varejo mundial manteve sua tradição e proporcionou aos milhares de participantes a oportunidade de estar up to date com os principais assuntos e desafios que estão no foco estratégico de varejistas mundo afora. A exemplo do ano passado, a delegação brasileira foi a maior dentre 80 países participantes do evento, com 1.652 congressistas. A missão da ABF esteve na Convenção Anual da National Retail Federation pela quarta vez consecutiva.

Cristina Franco e representantes da ABF durante reunião de abertura

Formado por empresários e executivos do franchising, o Grupo ABF chegou à cidade americana na sexta-feira, 9, e já no dia seguinte participou de uma reunião de abertura, conduzida pela presidente da entidade, Cristina Franco.

No domingo, 11, primeiro dia oficial da convenção, o público contou com uma inovação: a abertura da Feira de Tecnologia, até então iniciada às segundas. Com um dia a mais, a exposição terminou tradicionalmente, na terça-feira, o que ampliou seu público.

Oliver Bierhoff (2º à dir.), coordenador técnico da campeã Alemanha, falou sobre o uso estratégico do Big Data

“Big Picture”, o grande quadro, foi o tema central da NRF este ano. Dentre os importantes painéis apresentados, Mudando o Jogo – Lições de lealdade e desempenho de apaixonados fãs do esporte contou com a participação do coordenador técnico da seleção alemã Oliver Bierhoff, que explicou como utiliza o Big Data para monitorar os concorrentes. Além deste, o público pôde acompanhar dezenas de painéis paralelos sobre inovação, estratégias de merchandising, marketing e gestão de marca, varejo móvel, experiência de loja e tecnologia.

Painel na NRF colocou em evidência cases brasileiros de sucesso no varejo

Cases do varejo brasileiro
Cases brasileiros também tiveram destaque na NRF 2015. Dentre as atividades da segunda (12), as experiências bem-sucedidas da Netshoes e da CA foram apresentadas e debatidas sob moderação do consultor, também brasileiro, Alberto Serrentino.

Constatando que a ABF está em linha com as expectativas globais do setor, a delegação brasileira acompanhou o pronunciamento do presidente e CEO da NRF, Mattew Shay. Segundo ele, o foco estratégico da entidade está na atuação junto à comunidade e ao Governo na construção do futuro e baseada na educação.

Outra palestra de destaque na programação do Grupo ABF foi a do ex-presidente do Federal Reserve (Banco Central Americano), Ben S. Bernanke.  “Nesse momento, em que a economia americana dá sinais de recuperação, a preocupação se volta para o continente europeu”, afirmou.

Já no dia 13 as atenções foram voltadas às pesquisas. Apresentado pela Deloitte na NRF, o estudo “A divisão da nova era digital” revela a influência da tecnologia, a necessária aproximação dos mundos virtual e físico e do maior empoderamento das equipes de venda. Em outra pesquisa, a Forrester mostrou que o e-commerce mundial atingiu a cifra de US$ 325 bilhões e destacou as principais preocupações dos varejistas on-line.

Encerrando a programação da convenção da NRF, o Grupo ABF realizou uma imersão em Harvard Club para analisar e debater com acadêmicos e especialistas as tendências e desafios do varejo mundial e brasileiro. Dentre as atividades, a delegação teve aulas com os professores Aldo Musacchio, especialista em estratégias de mercados emergentes, e Rajiv Lal, que tratou do conteúdo do seu livro “Revolução do Varejo – Sua loja vai sobreviver?”. Já o presidente da SBVC – Soc. Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, destacou algumas tendências apontadas na convenção, entre elas o avanço da globalização e da customização no varejo mundial.

A presidente da ABF Cristina Franco e o diretor de treinamento, cursos e eventos Juarez Leão (à direita) homenageiam a rede Five Guys durante visita

Visitas técnicas
Já no sexto dia de atividades em Nova Iorque (15), o Grupo ABF realizou visitas técnicas exclusivas a grandes redes do varejo americano. Criada em 1986 e franqueada no início de 2003, a rede de fast food Five Guys, especializada em sanduíches preparados em óleo de amendoim foi a primeira parada.
 
 Grupo ABF durante visita técnica à Normal: fones de ouvidos personalizados

A fabricante de fones de ouvidos personalizados Normal foi a próxima a ser visitada. Referência em inovação por customizar o aparelho tanto anatomicamente quanto no design, a empresa valoriza a experiência do cliente.

Ícone internacional: flagship da Ralph Lauren recebeu Grupo ABF

A rede Polo Ralph Lauren foi outro destaque no roteiro do Grupo ABF. Ícone da moda internacional, a marca teve sua primeira flagship (loja-conceito que contém a essência da marca) aberta na 5ª Avenida após mais de 40 anos de existência.

Gansevoot Market: open mall dedicado aos “foodies” encerrou o roteiro de visitas do Grupo ABF

A série de visitas técnicas incluiu, ainda, o Gansevoort Market, um open mall dedicado à gastronomia, com dezenas de estandes de renomadas redes de alimentação.

Após acompanhar em detalhes a convenção anual da NRF, a ABF reunirá um time de especialistas do franchising e do varejo brasileiro no Pós-NRF 2015, que será realizado no próximo dia 29/1. O evento traz ao público o conteúdo qualificado do evento, insights e cases que serão úteis para o sucesso das operações brasileiras. Clique aqui e inscreva-se.