Missão brasileira organizada pelo quarto ano consecutivo teve agenda intensa, com série de painéis, palestras e visitas técnicas. Principais assuntos, pesquisas e cases serão apresentados dia 29/1 no Pós-NRF
Formado por empresários e executivos do franchising, o Grupo ABF chegou à cidade americana na sexta-feira, 9, e já no dia seguinte participou de uma reunião de abertura, conduzida pela presidente da entidade, Cristina Franco.
No domingo, 11, primeiro dia oficial da convenção, o público contou com uma inovação: a abertura da Feira de Tecnologia, até então iniciada às segundas. Com um dia a mais, a exposição terminou tradicionalmente, na terça-feira, o que ampliou seu público.
“Big Picture”, o grande quadro, foi o tema central da NRF este ano. Dentre os importantes painéis apresentados, Mudando o Jogo – Lições de lealdade e desempenho de apaixonados fãs do esporte contou com a participação do coordenador técnico da seleção alemã Oliver Bierhoff, que explicou como utiliza o Big Data para monitorar os concorrentes. Além deste, o público pôde acompanhar dezenas de painéis paralelos sobre inovação, estratégias de merchandising, marketing e gestão de marca, varejo móvel, experiência de loja e tecnologia.
Cases do varejo brasileiro
Cases brasileiros também tiveram destaque na NRF 2015. Dentre as atividades da segunda (12), as experiências bem-sucedidas da Netshoes e da CA foram apresentadas e debatidas sob moderação do consultor, também brasileiro, Alberto Serrentino.
Constatando que a ABF está em linha com as expectativas globais do setor, a delegação brasileira acompanhou o pronunciamento do presidente e CEO da NRF, Mattew Shay. Segundo ele, o foco estratégico da entidade está na atuação junto à comunidade e ao Governo na construção do futuro e baseada na educação.
Outra palestra de destaque na programação do Grupo ABF foi a do ex-presidente do Federal Reserve (Banco Central Americano), Ben S. Bernanke. “Nesse momento, em que a economia americana dá sinais de recuperação, a preocupação se volta para o continente europeu”, afirmou.
Já no dia 13 as atenções foram voltadas às pesquisas. Apresentado pela Deloitte na NRF, o estudo “A divisão da nova era digital” revela a influência da tecnologia, a necessária aproximação dos mundos virtual e físico e do maior empoderamento das equipes de venda. Em outra pesquisa, a Forrester mostrou que o e-commerce mundial atingiu a cifra de US$ 325 bilhões e destacou as principais preocupações dos varejistas on-line.
Encerrando a programação da convenção da NRF, o Grupo ABF realizou uma imersão em Harvard Club para analisar e debater com acadêmicos e especialistas as tendências e desafios do varejo mundial e brasileiro. Dentre as atividades, a delegação teve aulas com os professores Aldo Musacchio, especialista em estratégias de mercados emergentes, e Rajiv Lal, que tratou do conteúdo do seu livro “Revolução do Varejo – Sua loja vai sobreviver?”. Já o presidente da SBVC – Soc. Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, destacou algumas tendências apontadas na convenção, entre elas o avanço da globalização e da customização no varejo mundial.
Visitas técnicas
Já no sexto dia de atividades em Nova Iorque (15), o Grupo ABF realizou visitas técnicas exclusivas a grandes redes do varejo americano. Criada em 1986 e franqueada no início de 2003, a rede de fast food Five Guys, especializada em sanduíches preparados em óleo de amendoim foi a primeira parada.
A fabricante de fones de ouvidos personalizados Normal foi a próxima a ser visitada. Referência em inovação por customizar o aparelho tanto anatomicamente quanto no design, a empresa valoriza a experiência do cliente.
A rede Polo Ralph Lauren foi outro destaque no roteiro do Grupo ABF. Ícone da moda internacional, a marca teve sua primeira flagship (loja-conceito que contém a essência da marca) aberta na 5ª Avenida após mais de 40 anos de existência.
A série de visitas técnicas incluiu, ainda, o Gansevoort Market, um open mall dedicado à gastronomia, com dezenas de estandes de renomadas redes de alimentação.
Após acompanhar em detalhes a convenção anual da NRF, a ABF reunirá um time de especialistas do franchising e do varejo brasileiro no Pós-NRF 2015, que será realizado no próximo dia 29/1. O evento traz ao público o conteúdo qualificado do evento, insights e cases que serão úteis para o sucesso das operações brasileiras. Clique aqui e inscreva-se.