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Fundadores da Imaginarium deixam a empresa

Criadores da divertida marca, vendem controle total da companhia e dedicam-se a projetos ligados à economia criativa

Luiz Sebastião Rosa anuncia sua saída da  Imaginarium, empresa que criou na década de 90 e que se transformou em referência em design com inovação e diversão, o “fun design”.

O empreendedor, suas filhas Nanina e Cecília Rosa, e Carlos Zilli, presidente da empresa, deixam  o quadro societário da franqueadora, que passa a ser uma empresa 100% da Squadra Investimentos.

A Squadra Investimentos ingressou como sócia da Imaginarium em 2012. Com a recente mudança, Carlos Zilli passa a ser membro do conselho de administração da Imaginarium e pelo desenvolvimento de novos negócios da marca.

Apesar do apoio total a essa fase de transição, cada membro da família Rosa seguirá seu caminho de forma independente. “Chegou o momento da nossa família encerrar a participação na Imaginarium. Entregamos aos novos gestores uma empresa madura e bem constituída”, afirma Luiz Sebastião Rosa.

Ainda segundo Tião, como é conhecido no mercado, nos últimos anos, várias empresas manifestaram interesse em participar do negócio Imaginarium. “Tivemos uma proposta e acabamos aceitando por entender que, nesse momento, a empresa está pronta para essa nova fase. Tenho certeza que o nosso DNA continuará com a marca através dos colaboradores e franqueados, que nesses 24 anos formaram um time imbatível”.

Em 20 anos de dedicação a empresa, Nanina Rosa foi responsável pela construção da marca Imaginarium, tendo passado também pela área de produtos. A partir de agora atuará como consultora independente de branding.

Cecilia Rosa que atuou na Imaginarium por 15 anos e foi responsável pela área de produto e criação também seguirá carreira solo no segmento de pesquisa de tendência e desenvolvimento de produto.

Tião Rosa se dedicará integralmente ao seu mais novo projeto, o Sítio Educação Arte Coworking (www.ositio.com.br), criado para ser um centro de estudos e convivência com atividades voltadas para as áreas da arte, design, bem estar, educação e coworking. “Minha ideia é tornar esse espaço uma referência na geração de economia criativa”, explica o empreendedor.

“Ao adquirir 100% do capital acionário da Imaginarium, os novos sócios e investidores demonstram confiança no futuro da companhia”, afirma Carlos Zilli. Para ele, a empresa está pronta para enfrentar o momento atual da economia e por meio de processos bem definidos seguirá seu plano de crescimento.

História da Imaginarium

A história de sucesso da Imaginarium começou ainda na década de oitenta, quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento: a qualidade de vida da família era prioridade. O casal começou a trabalhar em casa, produzindo artesanalmente enfeites de Natal, que eram vendidos na vizinhança.

A demanda foi tão grande que a produção teve que se profissionalizar. Em pouco tempo, os produtos já estavam sendo comercializados em grandes lojas de departamento. Sempre em busca de bem-estar e qualidade de vida, a família se mudou para Florianópolis em 1991, quando nasceu a marca Imaginarium. No início, os produtos tinham muita madeira, aconchego, itens de cozinha, tudo sugerindo experiências para serem compartilhadas em família, entre amigos ou para a simples celebração da existência.

Essa é a história de uma empresa que cresceu e se consolidou como referência em design com inovação e diversão, mais conhecido como fun design. Nossa maior missão é trabalhar todos os dias para que você sempre encontre nas lojas produtos que emocionem e levem diversão ao seu dia a dia.

Sobre a Imaginarium

A Imaginarium acaba de completar 24 anos de história, registrando feitos inéditos e números positivos para o fun design brasileiro. Fundada em 1991, a empresa consolidou-se no mercado como gestora de marcas, logística, criadora de ideias e produtos, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, moda e presentes.

Sua equipe com quase 300 profissionais trabalha todos os dias para que o consumidor encontre nas lojas itens que emocionem e levem diversão para o dia-a-dia. A empresa busca sempre inovar em seu mix para surpreender seus clientes, lançando mais de 400 produtos por ano.

A rede de lojas fechou o ano de 2014 com faturamento de R$ 190 milhões, registrando um crescimento de 15% em relação a 2013. A marca contabiliza 182 operações exclusivas: 171 lojas, 11 quiosques, 650 pontos multimarcas e 50 lojas no formato Love Brands em todo o Brasil. Em 2015, a Imaginarium prevê a abertura de mais 30 lojas franqueadas e tem previsão de faturar mais de R$ 200 milhões.

Expansão e Novo Modelo de Franquia

A Imaginarium se posiciona no mercado como a primeira empresa no Brasil que desenvolve e comercializa presentes, objetos de decoração, eletrônicos e artigos de uso pessoal sob forma de franquia.

A marca ganhou em 2015 o 15º Selo de Excelência em Franchising (SEF) pela Associação Brasileira Franchising (ABF). A premiação é concedida anualmente aos profissionais que mais se destacaram na prática da franchising.

Um novo modelo de franquia foi desenvolvido pelo grupo nesse processo de expansão. A loja compact tem um projeto diferenciado, com tamanho médio de 35m² e o investimento total de aproximadamente R$ 210 mil reais, aplicação menor que a de uma franquia comum, incluindo a taxa de franquia, projeto arquitetônico, previsão de obra civil, equipamentos e estoque inicial.  O foco desse novo modelo de franquia são os shoppings, ruas de grandes fluxos e cidades a partir de 150 mil habitantes.

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Imaginarium Na Medida e Love Brands

A Imaginarium, pioneira no segmento de fun design nacional, inovou também no modelo de distribuição ao implementar o sistema de corner franchising em cidades que não possuem franquias da marca, criando uma rede de boas ideias em todo o País. São 600 pontos multimarcas com o projeto Imaginarium na Medida. Criado em 2007, o projeto oferece às lojas um espaço com comunicação padronizada da marca e o lançamento constante de coleções de produtos. A marca oferece ainda um suporte de marketing, com visual merchandising e promoções no ponto de venda, além de garantir uma eficiente logística na reposição de produtos, concentrada em um centro único de distribuição.

Outro projeto da marca, Love Brands, atende a demanda por produtos diferenciados e presentes exclusivos, em regiões sem franquias exclusivas das marcas Imaginarium, Puket e Balonè. Criada em 2011, a ideia da ação é levar a expertise das três marcas para pequenas e médias cidades, criando assim novas oportunidades de negócios. A rede conta com 50 franquias e este ano a Love Brands pretende abrir mais 20 lojas.

Redes Sociais

A Imaginarium está entre os maiores e mais relevantes perfis de redes sociais no País, com mais de 1 milhão de fãs. Utilizando a internet com ferramenta capaz de aperfeiçoar sua relação com os clientes. A marca está no Facebook, Twitter, YouTube, Flickr, Foursquare, Formpring, Pinterest, além do Blog e site da marca.

Além das lojas, o Facebook é o maior canal de comunicação da marca com o cliente. A Imaginarium usa o espaço para falar sobre conceito, lançamentos e promoções. O Blog da empresa também tem grande importância, pois, é um espaço onde o estilo de vida Imaginarium, conceito e valores são explorados.

Sustentabilidade

Em prol do meio ambiente, desde 2011 a Imaginarium abraçou a causa ecológica e passou a ser participante do programa Franchising de Baixo Carbono, um programa de compensação de emissão de carbono. Com a ajuda da Associação Franquia Sustentável (AFRAS), as franquias realizam um cálculo das estimativas e gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa decorrentes das suas atividades. Feito isso, são colocadas em prática ações de compensação, como plantar alguns hectares de árvores. Desta forma, a emissão de carbono é neutralizada. A Imaginarium já está participando com as lojas do Shopping Beiramar de Floripa, Iguatemi Floripa, Iguatemi Porto Alegre, Mueller de Curitiba e Flamboyant de Goiânia. Logo mais, a ideia é estender o programa a todas as lojas franqueadas!

Outro movimento que a marca apoia é a Corrente do Bem, que está aliada ao Dia Mundial da Boa Ação. A ideia central é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar positivamente a sociedade. Nesta data, os colaboradores da marca são incentivados a fazer uma boa ação durante o dia, registrá-la e ainda compartilhar esse momento nas redes sociais da Imaginarium – engajando assim quem acompanha a marca nesses meios.