Franquias se reinventam para atender hábitos alimentares

Empresas Negócios – Redação – 11/11

Cada vez mais exigente, o consumidor tem buscado alternativas saudáveis na hora da alimentação. Consequentemente, as redes que atuam nesse nicho de mercado optam por reinventar os cardápios e criar alternativas que possam atender a demanda e contribuir ainda mais com a saúde.

Recente pesquisa sobre os hábitos alimentares dos brasileiros revela que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em consumir alimentos saudáveis. Realizada pela Assert (Associação das Empresas de Refeição e Alimentação), o estudo também mostra que os consumidores estão mais exigentes. E a tendência é seguida pelos estabelecimentos, já que 82% dos restaurantes, bares, lanchonetes e padarias se renderam ao novo comportamento dos clientes.

Para Sérgio Olmos, diretor de operações da Parmeggio (www.parmegg io.com.br), rede de grelhados que opera em três Estados, “a mudança de hábitos de consumo tem feito as empresas se reinventarem e criarem opções para ir ao encontro dessa necessidade. Àqueles que não abrem mão da tradicional refeição diária em vez de optar por lanches e pizzas encontram hoje um vasto cardápio de alimentação equilibrada, saborosa e nutritiva”.

A equipe nutricional da marca, segundo Olmos, se atentou a essa mudança de hábito rapidamente, como explica o executivo: “além de dispensar o uso de óleo e/ou gordura em diversas refeições, incrementamos ao cardápio opções ainda mais leves, como pratos de frango com legumes, filé de peixe e parmegiana de berinjela”.

Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE revela que o índice de crianças com sobrepeso atingiu preocupantes 30%, enquanto 15% estão com obesidade. Em números absolutos, chega-se a alarmante marca de 5 milhões de crianças. “Contar com uma alimentação saudável é questão de hábito. E quanto antes essa prática for incorporada ao dia a dia, menores serão as chances de desenvolver problemas cardiovasculares que tanto prejudicam a saúde a curto, médio e longo prazo”, conclui o executivo.