Portal UOL Economia – 01/04 – Afonso Ferreira
Com 307 novas unidades em 2013, a Nosso Bar Brahma foi a microfranquia que mais abriu pontos comerciais no país, segundo ranking elaborado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) a pedido do UOL. Essas redes exigem investimento inicial de até R$ 80 mil.
Na segunda posição, ficou a rede Mr. Limp (serviços de limpeza), com 187 novas lojas no ano passado. Em seguida, vem o Cartório Postal (franquia de envio e transferência de documentos), com 182 pontos comerciais, a franquia Spa da Sobrancelha (centro de estética para os olhos), com 169 lojas e a rede House Shine (limpeza residencial), com 161 lojas. Completam a lista as franquias Seguralta (corretora de seguros), com 112 novos pontos comerciais, em 2013; Prepara Cursos (cursos profissionalizantes), com cem unidades abertas; Ensina Mais (reforço escolar), com 95 inaugurações; Divulgapão (publicidade em sacos de pão), com 92 novas unidades; e Jadlog (transporte de cargas), com 63 pontos inaugurados.
Veja 10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país Locadoras de carro esperam movimento até 50% maior na Copa Redes têm opção para trabalhar em casa a partir de R$ 9.900 Coxinha de brigadeiro, pizza e crepe são vendidos no cone; veja mais Apesar de figurar no ranking do ano passado, a rede Spa das Sobrancelhas, em 2014, não tem mais a classificação de microfranquia. É que a rede elevou o seu custo inicial para a partir de R$ 120 mil, enquanto que a ABF manteve o teto de investimento das microfranquias em R$ 80 mil.
Para o diretor de microfranquias da ABF, Edson Ramuth, a abertura de novos pontos comerciais se deve ao baixo investimento exigido por estas redes e à possibilidade de operar o negócio, em muitos casos, da própria casa. “As microfranquias contam com suporte e treinamento de uma franquia normal, mas exige um investimento menor, o que possibilitou que empreendedores com menor renda se tornassem donos do negócio próprio”, afirma. Segundo a ABF, em 2013, o número de unidades de microfranquias chegou a 17,2 mil, 29% a mais do que no ano anterior (13,3 mil pontos comerciais). Já o faturamento dessas redes subiu de R$ 4,5 bilhões, em 2012, para R$ 5,9 bilhões, no ano seguinte, alta de 31%. Faturamento das redes vai até R$ 40 mil.