Franquias de quiosques crescem 44,6%; confira as 12 maiores marca

Portal Estadão.com – 12/03 – Redação
 
Com a exigência de um investimento menor em comparação a uma loja tradicional, os quiosques aparecem como um modelo interessante de negócio. Situação que se refletiu nos números do mercado. O faturamento dos quiosques atingiu R$ 2,438 bilhões no ano passado, 44,6% a mais que o registrado em 2012, de R$ 1,686 bilhão, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O número de unidades cresceu 19,3%, de 3.295 para 3.931. Do total, as lojas de alimentação representam a maior fatia: 61%, seguida de esportes, saúde, beleza e lazer (16%) e acessórios pessoais e calçados (13%). Apesar do menor valor de investimento, o quiosque, em geral, tem valor de aluguel elevado e não tem contrato de longo prazo dependendo do ponto de instalação. As lojas podem ser encontradas em shoppings, faculdades, hipermercados e centros comerciais.

Confira o ranking das maiores marcas por número de unidades:

1º – McDonald´s: 834 unidades
2º – Bob´s: 37 unidades
3º – O Boticário: 299 unidades
4º – Chilli Beans: 264 unidades
5º – Ambev (Quiosque Chopp Brahma): 251 unidades
6º – Empório do Aço: 200 unidades
7º – Nutty Bavarian: 94 unidades
8º – Piticas Moda Criativa: 90 unidades
9º – Touch: 8 unidades
10º – Mr. Pretzels: 81 unidades
11º – Grão Espresso Cafeteria: 67unidades
12º Havaianas: 66 unidades