Início Notícias Franquias de alimentação buscam espaços fora dos shoppings

Franquias de alimentação buscam espaços fora dos shoppings

 

Os shoppings centers não são mais os únicos focos das franquias brasileiras de alimentação. Praças de alimentação em bairros, galerias, centros comerciais e à beira de rodovias despertam o interesse de algumas marcas. `O crescimento dos fast food está atrelado à disponibilidade de locais onde se possa compartilhar a estrutura de suporte, a exemplo do que já ocorre nos shoppings. Aos poucos, as redes estão percebendo que podem se unir para dividir o custo da manutenção dessas estruturas e estão criando os chamados stripe centers`, afirma o consultor André Giglio, da Francap. 

Esta nova tendência atende a necessidade dos consumidores que precisam de agilidade no atendimento e não dispõe de tempo para ir a um shopping. `O consumidor pode se alimentar no percurso entre o trabalho e a aula. É muito mais prático ágil`, explica o consultor. Para ele, as franquias de alimentação têm grande vantagem em relação as demais marcas. `Os consumidores já conhecem a qualidade dos produtos`, diz. 

Existem franquias de alimentação que se adaptam perfeitamente fora de shoppings. `As cafeterias e outras redes que comercializam produtos que não exigem muito tempo para o consumo podem servir os clientes no balcão ou em pequenos espaços`, diz Giglio. Um exemplo é a rede Empada Brasil, que tem 41 unidades. Apenas duas estão em shoppings. `Para abrir uma unidade da Empada Brasil é preciso espaço para produzir, assar, expor e servir as empadas. Não mais que 40 m2 para tudo isso`, explica Francisco Christóvão, proprietário da marca. A rede tem atraído a clientela com produtos com baixas calorias, como as empadas de salmão com rúcula e a de kani com alho-poró. `Mas, as mais vendidas ainda são a frango com a catupiri, palmito e camarão, mais tradicionais`, diz Christóvão. 

Mas, também existem aquelas que buscam locais diferenciados. É o caso do Montana Grill Express, especializado em grelhados, que tem 44 franquias instaladas ou em fase de instalação em shopping centers. Em 2004, a rede inaugurou uma franquia no posto-rodoviário Arco-Íris, na Via Dutra, na altura de Roseira (SP) e já planeja a abertura da segunda franquia em postos rodoviários. Desta vez no Arco-Íris de Lorena (SP). A rede também vai implantar uma unidade de rua em Belém (PA) com estrutura própria. `Uma grande vantagem é a economia com o condomínio, tão caro nos shopping centers. E percebemos que as lojas de rua localizadas no Centro são ideais para atender trabalhadores, na hora do almoço e durante semana; as instaladas em grandes vias fazem mais sucesso nos fins de semana, em especial na hora do jantar`, explica Clóvis Cabrino Junior, sócio da franqueadora. 

A estrutura de rua foi escolhida pelo grupo Montana também para a marca Montana Carnes Cia, loja especializada em carnes nobres embaladas e itens para churrasco. A primeira unidade funciona há cerca de um ano em Campinas e, em breve, entrará no sistema de franchising. 


Informações para a imprensa:

Paula Idoeta // Paulo Flores // Denis Dana // Daiane Oliveira

Ex-Libris Comunicação Integrada

Av. Paulista, 509 conj. 602 – São Paulo – SP – CEP: 01311-000

Tel.: (11) 3266-6088 – www.libris.com.br