Franquias Brasileiras marcam presença em eventos internacionais

A Associação Brasileira de Franchising esteve presente em 16 eventos, realizados em 13 países, no ano passado

Mediante o cenário instável da economia mundial, cria-se uma esfera receosa, desfavorável, marcada pela cautela em relação a novos investimentos. O setor de franquias brasileiro, no entanto, surpreende e consegue cada vez mais relevância e credibilidade no mercado internacional.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com a estabilização do dólar, o número de empresários brasileiros exportando suas marcas deve aumentar.  Hoje, 68 marcas brasileiras operam em cerca de 49 países- o que representa um aumento de 300% em 10 anos.  A expectativa da associação é de que mais 80 marcas iniciem operações no exterior ainda este ano.

Esta visão otimista se deve ao fato de que, apenas no ano passado, a ABF esteve presente – ou foi representada – em 16 eventos internacionais, realizados em 13 países de diferentes continentes. Nessas ocasiões, 22 empresas acompanharam a entidade, resultado obtido graças ao convênio estabelecido pela ABF e pela APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).

A parceria tem como principal objetivo estimular e incentivar a exportação do franchising brasileiro. O projeto é oferecido a todos os associados interessados em expandir seus negócios para o mercado internacional, oferecendo instrução e apoio às marcas.

De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, esse é um movimento crucial para o setor, pois aproxima o empresário brasileiro dos principais investidores internacionais. `Além de conquistar uma fatia importante de mercado, durante esses eventos, o empresário ainda tem a chance de entrar em contato com as tendências do varejo, o que oferece ainda mais subsídios para a ampliação de sua empresa`, afirma.

Ações para 2012

A primeira ação de 2012 é a participação de empresários do setor na NRF 2012, maior congresso de varejo do mundo, realizado entre os dias  15 e 18 de janeiro, em Nova Iorque, EUA. Na sequência, a ABF participará da FIF – Feira Internacional de Franquias da Cidade do México, de 01 a 03 de março.

Ainda no primeiro semestre, o Convênio com a APEX levará empresários para a Franchising Expo Paris, França. Trata-se de uma das maiores feiras do setor, que acontecerá de 18 a 21 de março, e da Feira de Franquias da Espanha, realizada de 19 a 21 de abril, em Madri.

`Todo o conhecimento e todos os contatos estabelecidos nessas missões comerciais estão reunidos na ABF e são fundamentais para a Inteligência de Mercado da Associação. Toda essa experiência está à disposição dos associados, que podem procurar a ABF e se beneficiar desse material antes de qualquer iniciativa no exterior`, explica o executivo.

Confira o calendário completo:


País/Cidade


Atividade


Evento


Data

Estados Unidos / Nova York

Congresso de Varejo

NRF BIG SHOW 2012

15 a 18 de janeiro

México/ Cidade do México

Feira de Franquia

Feria Internacional de Franquicias – FIF

1, 2 e 3 de março

França / Paris

Feira de Franquia

Franchise Expo Paris

18 a 21 de março

Espanha / Madri

Feira de Franquia

Expofranquicia

19, 20 e 21 de abril

Austrália / Sydney

Missão

Missão de Prospecção de Mercado

Julho

Canadá

Missão

Missão de Prospecção de Mercado

01 a 8 de julho

Colômbia / Bogotá

Feira de Franquia

FANYF

12 e 13 de julho

Emirados Árabes Unidos

Missão

Missão de Prospecção de Mercado

Setembro