A Associação Brasileira de Franchising esteve presente em 16 eventos, realizados em 13 países, no ano passado
Mediante o cenário instável da economia mundial, cria-se uma esfera receosa, desfavorável, marcada pela cautela em relação a novos investimentos. O setor de franquias brasileiro, no entanto, surpreende e consegue cada vez mais relevância e credibilidade no mercado internacional.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com a estabilização do dólar, o número de empresários brasileiros exportando suas marcas deve aumentar. Hoje, 68 marcas brasileiras operam em cerca de 49 países- o que representa um aumento de 300% em 10 anos. A expectativa da associação é de que mais 80 marcas iniciem operações no exterior ainda este ano.
Esta visão otimista se deve ao fato de que, apenas no ano passado, a ABF esteve presente – ou foi representada – em 16 eventos internacionais, realizados em 13 países de diferentes continentes. Nessas ocasiões, 22 empresas acompanharam a entidade, resultado obtido graças ao convênio estabelecido pela ABF e pela APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).
A parceria tem como principal objetivo estimular e incentivar a exportação do franchising brasileiro. O projeto é oferecido a todos os associados interessados em expandir seus negócios para o mercado internacional, oferecendo instrução e apoio às marcas.
De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, esse é um movimento crucial para o setor, pois aproxima o empresário brasileiro dos principais investidores internacionais. `Além de conquistar uma fatia importante de mercado, durante esses eventos, o empresário ainda tem a chance de entrar em contato com as tendências do varejo, o que oferece ainda mais subsídios para a ampliação de sua empresa`, afirma.
Ações para 2012
A primeira ação de 2012 é a participação de empresários do setor na NRF 2012, maior congresso de varejo do mundo, realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro, em Nova Iorque, EUA. Na sequência, a ABF participará da FIF – Feira Internacional de Franquias da Cidade do México, de 01 a 03 de março.
Ainda no primeiro semestre, o Convênio com a APEX levará empresários para a Franchising Expo Paris, França. Trata-se de uma das maiores feiras do setor, que acontecerá de 18 a 21 de março, e da Feira de Franquias da Espanha, realizada de 19 a 21 de abril, em Madri.
`Todo o conhecimento e todos os contatos estabelecidos nessas missões comerciais estão reunidos na ABF e são fundamentais para a Inteligência de Mercado da Associação. Toda essa experiência está à disposição dos associados, que podem procurar a ABF e se beneficiar desse material antes de qualquer iniciativa no exterior`, explica o executivo.
Confira o calendário completo:
|
|
|
|
Estados Unidos / Nova York |
Congresso de Varejo |
NRF BIG SHOW 2012 |
15 a 18 de janeiro |
México/ Cidade do México |
Feira de Franquia |
Feria Internacional de Franquicias – FIF |
1, 2 e 3 de março |
França / Paris |
Feira de Franquia |
Franchise Expo Paris |
18 a 21 de março |
Espanha / Madri |
Feira de Franquia |
Expofranquicia |
19, 20 e 21 de abril |
Austrália / Sydney |
Missão |
Missão de Prospecção de Mercado |
Julho |
Canadá |
Missão |
Missão de Prospecção de Mercado |
01 a 8 de julho |
Colômbia / Bogotá |
Feira de Franquia |
FANYF |
12 e 13 de julho |
Emirados Árabes Unidos |
Missão |
Missão de Prospecção de Mercado |
Setembro |