InicioFranchising BrasilNoticiasRoadshow Portugal 2021 encerra primeira edição com a participação de 79 empresários portugueses e brasileiros

Roadshow Portugal 2021 encerra primeira edição com a participação de 79 empresários portugueses e brasileiros

Roadshow Portugal 2021 encerra primeira edição com a participação de 79 empresários portugueses e brasileiros

O Franchising Brasil encerra a primeira edição do novo modelo de ação online Roadshow. A iniciativa do programa de internacionalização do setor de franquias brasileiro — realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — teve como foco o mercado português e reuniu 79 empresários do Brasil e do país em sessões de matchmaking e pitchings.

A primeira etapa da ação aconteceu no dia 21 de setembro e consistiu em um workshop preparatório para as franquias brasileiras participantes. A Associação Portuguesa de Franchising (APF) foi a responsável pela apresentação sobre o mercado, abordando os desafios e vantagens da expansão para a Europa. A iniciativa também contou com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), da Embaixada do Brasil em Lisboa e da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

A diretora geral da APF, Cristina Matos, deu uma verdadeira aula para os 57 empresários brasileiros. Ela falou, entre outros pontos, da importância da adaptabilidade no momento de entrada no mercado português. “Por exemplo, a comunicação precisa ser em português de Portugal, não dá para usar o site brasileiro”, explicou. A diretora também aconselhou os participantes: “Use a sua criatividade quando for entrar no mercado português. Depois, é inovação, inovação e inovação”.

Além disso, empresas como Mr. Fit falaram sobre a abertura de unidades no país e o sucesso bem planejado, que envolveu uma estratégia cooperativa entre as empresas com o Franchising Brasil.

Já nos dias 28, 29 e 30, as franquias participaram de sessões de pitchings e reuniões com 25 potenciais investidores portugueses. De acordo com Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil, esta foi uma etapa muito importante para o aquecimento diplomático-comercial. 

“Esse tipo de colaboração é ainda mais relevante neste momento de retomada da economia. Inclusive porque o mercado brasileiro amadureceu e inovou muito, então temos a chance de levar algumas das nossas marcas para fora com muito sucesso”, explica o gerente. 

E com o sucesso deste Roadshow, já se planeja um próximo, focado em investidores do Mercosul. A ação está prevista para acontecer durante o mês de outubro, também de maneira virtual. 

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.