InicioFranchising BrasilNoticiasMercado americano em foco no bate-papo da ABF sobre expansão internacional

Mercado americano em foco no bate-papo da ABF sobre expansão internacional

Mercado americano em foco no bate-papo da ABF sobre expansão internacional

Bruno Amado fala sobre o Projeto Franchising Brasil

14 de março de 2018

O mercado de franquias americano foi tema de mais um bate-papo promovido pela área internacional da ABF. Realizado no último dia 6 na sede da entidade, em São Paulo, o encontro faz parte das ações do Projeto Franchising Brasil, fruto de uma parceria entre a Associação e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O bate-papo antecedeu a inédita missão de franqueados e franqueadores brasileiros à 18ª Multi-Unit Conference. Principal evento do gênero no mundo direcionado a multifranqueados, o Multi-Unit será realizado em Las Vegas (NV, Estados Unidos), entre 2 e 7 de abril.

Participaram do bate-papo associados e profissionais da ABF e da Apex-Brasil. Bruno Amado, gerente internacional da entidade, apresentou o trabalho desenvolvido pela ABF e Apex-Brasil para expansão das marcas brasileiras no exterior. Segundo Amado, no planejamento estratégico do projeto foram eleitas três verticais a serem trabalhadas: Serviços, Moda e Alimentação.

Para integrar o Projeto Franchising Brasil, a empresa deve atender os seguintes pré-requisitos: ser uma empresa ou marca brasileira, assinar o Termo de Adesão ao projeto e assumir o compromisso de apresentar as notas fiscais das despesas relacionadas às viagens realizadas pelo projeto. Para além da participação nas feiras, Amado observou que “há sempre uma reunião setorial na Embaixada Brasileira e rodadas de negócios fazem parte das ações nas missões dentro do projeto”. De acordo com o executivo, 65 empresas integram o Projeto Franchising Brasil atualmente.

Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, deu um panorama do franchising brasileiro no mundo e enfocou o mercado de franquias na América. O recente balanço de desempenho do setor em 2017 divulgado pela ABF mostrou que o Brasil conta com 142 redes de franquias no exterior, 129 com operações físicas e destas, 46 estão nos Estados Unidos, país com maior presença de marcas brasileiras. “Os Estados Unidos são o mercado-alvo de grande parte das franquias brasileiras. Referência para o franchising no mundo. Não é um mercado simples, fácil. Exige trabalho, mas tem muito potencial”, afirmou.

A profissional apresentou um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC) de 2016 sobre o impacto do franchising na economia americana. De acordo com a pesquisa, o setor de franquias nos Estados Unidos representava no período 3,4% do PIB, tendo movimentado US$ 541,1 bilhões, e é bem expressivo nos estados da Flórida e Nevada.

“O mercado americano é o mundo”, disse Carlota Carneiro, consultora da CCBIZ. A especialista falou a respeito da Multi-Unit Conference. Segundo ela, o evento atrai um público qualificado. “O foco sempre é o contato, objetivo da feira. Vamos identificar potenciais ‘leads’, não só investidores, mas franqueadores, varejistas. O mais importante é desenvolver um relacionamento, fazer um trabalho de prospecção e relacionamento”, ressaltou.

Gustavo Loreto, representante da Apex-Brasil nos Estados Unidos, participou do bate-papo por videoconferência. Loreto detalhou como a Agência apoia a internacionalização das empresas brasileiras na América e toda infraestrutura oferecida nos dois escritórios, um localizado em Miami e o outro em São Francisco.

Segundo Paulo César Mauro, sócio-fundador da Global Franchise, para entrar no franchising americano é preciso fazer um estudo de mercado inicial e analisar as estratégias. Se a franquia atua com produtos, ele orienta a usar a internet como primeiro teste de mercado. “Tem de pensar em estratégias diferentes e às vezes dar passos menores para evitar o risco de queimar boas ideias”, disse. O consultor recomenda ao investidor que, em caso de franquia máster, faça uma joint venture e se o objetivo for expandir em um Estado, o melhor é usar o desenvolvedor de área como estratégia. Para se ter uma ideia da dimensão do mercado americano, Mauro ressaltou que só o Estado da Flórida é a 15ª economia do mundo.

Mercado AmericanoAdriana Auriemo: Nutty Bavarian é case de sucesso nos Estados Unidos

Case Nutty Bavarian

O bate-papo foi encerrado com o case de expansão internacional da Nutty Bavarian. Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF e cofundadora da marca, e Daniel Miglorancia, cofundador e CEO da rede, detalharam a história da Nutty e sua presença na América. Fundada em 1996 no Brasil como uma marca própria, franqueada, a Nutty dos Estados Unidos é uma distribuidora de produtos.

Ao tropicalizar as amêndoas glaceadas americanas e franquear o negócio, o casal de empreendedores brasileiros criou um novo conceito, elogiado até pelo fundador da marca nos Estados Unidos. Lá, a Nutty Bavarian iniciou sua expansão internacional há dois anos. Abriram oito pontos de venda próprios e em breve terão a primeira unidade franqueada para um empreendedor brasileiro. Outro importante passo no processo de internacionalização da rede brasileira será a abertura, na próxima semana, da primeira unidade na cidade do Porto, em Portugal.

Multi-Unit Conference 2018

A ABF levará pela primeira vez um grupo oficial ao principal evento do mundo focado em multifranqueados (donos de diversas unidades de franquia de uma ou mais marcas). A missão à 18ª Multi-Unit Franchising Conference acontecerá em Las Vegas (Nevada, Estados Unidos), de 2 a 7 de abril, e será realizada em parceria com o Grupo MD – Make a Difference. Neste mesmo evento, a ABF em conjunto com a Apex-Brasil realizará missão para franqueadores brasileiros com interesse em expandir para o mercado americano. Além de participar de rodadas de negócios, as marcas brasileiras contarão com um estande na Feira de Franquias realizada paralelamente à Conferência, como parte do Projeto Franchising Brasil.

Formado por multifranqueados e franqueadores brasileiros, o Grupo ABF cumprirá uma intensa agenda na missão. Além de participar da conferência, que atrai um público qualificado, a delegação oficial do franchising brasileiro visitará a Feira de Franquias, paralelamente ao evento, e terá reuniões com multifranqueados e investidores americanos.

Participe do Grupo ABF na 18ª Multi-Unit Conference:
Acesse: http://multiunitabf.com.br.

Contate:

DMC Brazil
Cleide Paiva
[email protected]
(11) 2575-1138

Fotos: ABF/Divulgação