InicioFranchising BrasilNoticiasKumon: rede se adapta à pandemia e planeja expandir para o Equador e o Paraguai

Kumon: rede se adapta à pandemia e planeja expandir para o Equador e o Paraguai

Kumon: rede se adapta à pandemia e planeja expandir para o Equador e o Paraguai

O Kumon, empresa participante do Franchising Brasil — resultado da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising)  — é uma metodologia única, que tem auxiliado alunos há mais de 50 anos. Este ano, a empresa completa 45 anos de atuação na América do Sul, um feito extremamente valorizado por todos os franqueados e colaboradores.

A rede atua em 55 países e regiões, sempre levando em consideração as diferenças no estilo de vida, sistemas de educação e cultura de cada local. A marca possui, ainda, um processo minucioso para o recrutamento de franqueados. Além de uma equipe de consultores especializados e alocados em cidades estratégicas, o grupo utiliza ferramentas de geomarketing, visitas in loco e mapeamento das regiões prioritárias para a abertura de uma franquia.

De acordo com Thiago Alves de Lima, gerente geral responsável pela expansão dos países de língua espanhola da América do Sul, a expansão do grupo no exterior segue em alta: “Hoje, na matriz da América do Sul, temos oportunidades de abertura em sete países, sendo eles Colômbia, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai. Também estamos estudando a entrada em novos países como Paraguai e Equador”, cita.

Durante o período pandêmico, a rede buscou se adaptar ao formato híbrido. De 2020 a 2021, houve uma grande evolução no método Kumon, no âmbito mundial: a marca focou em manter a qualidade das aulas e passou a atuar com força no desenvolvimento e na comunicação com os alunos e suas famílias. A metodologia já tinha como característica o estudo no lar, e com a implementação do ensino remoto, foi possível uma aproximação ainda maior da marca com os clientes e seus pais, estreitando laços e a comunicação entre as partes. 

Para 2022 a rede tem como objetivo fortalecer ainda mais suas franquias, prestando um suporte efetivo aos seus franqueados e colaboradores. “Além disso, nossa missão é continuar contribuindo para que mais alunos se desenvolvam pelo Método Kumon para que possam fazer a diferença na sociedade”, explica o gerente.

O Kumon

O Kumon foi criado para estimular crianças a serem autônomas em seus estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizagem de cada um. A empresa oferece diversos tipos de programas, que vão desde as aulas de matemática ao ensino de línguas, como inglês, português e japonês. A rede conta, ainda,  com 2.250 unidades e mais de 225 mil alunos na América Latina e continua a expandir ano após ano. Foi também eleita, pela revista “Pequena Empresas & Grandes Negócios”, uma franquia cinco estrelas pela 12ª vez consecutiva. 

O grupo tem como missão trazer sua essência para o cotidiano e as atividades rotineiras, sempre buscando fortalecer as parcerias e relações entre franqueadores e franqueados.

Sobre os diferenciais competitivos do Kumon, Thiago pontua: “Nosso maior diferencial está em descobrir o potencial de cada indivíduo e desenvolver ao máximo suas habilidades. Com isso formaremos pessoas mentalmente sãs e capazes, contribuindo assim para a comunidade global. Não temos como propósito apenas que nossos alunos concluam o método para serem experts nas disciplinas de matemática, inglês e português. Queremos que nossos alunos desenvolvam habilidades como: autodidatismo, autoconfiança, responsabilidade, raciocínio lógico, concentração, capacidade de aprender sozinho, atenção, dentre outras características tão importantes para qualquer ser humano em qualquer fase da vida”.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.