InicioFranchising BrasilNoticiasFranchising Brasil inicia novo convênio com webinars unindo negócios do Brasil e América Central

Franchising Brasil inicia novo convênio com webinars unindo negócios do Brasil e América Central

Franchising Brasil inicia novo convênio com webinars unindo negócios do Brasil e América Central

O Franchising Brasil, programa de internacionalização do setor brasileiro — resultado da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising)  — , iniciou seu novo convênio em 2021 com o pé direito. O projeto, em parceria com a Associação Guatemalteca de Franquias (AGF), uniu empresários brasileiros e da América Central em dois webinars, durante a segunda quinzena de abril.

Durante o primeiro webinar, José Fernandez, diretor executivo da AGF, ministrou uma verdadeira aula sobre o mercado de franquias na América Central e em especial na Guatemala. José desenhou um painel de oportunidades e possíveis setores a serem explorados pelos brasileiros e depois um espaço para perguntas e debate sobre internacionalização.

Na segunda reunião, que aconteceu pelo Zoom no dia 20 de abril, estavam presentes empresários das franquias brasileiras Limpeza com Zelo, Maple Bear, Usaflex, Number One Chicken, Gela Boca Sorvetes, Sterna Café, Sportix Bike Shop, Grupo SD, HNT, Arranjos Express, Sapatop, Acquazero e Cleannew.

Cada uma das marcas teve a oportunidade de se apresentar para investidores e potenciais parceiros internacionais. Os empresários também compartilharam  suas experiências com a internacionalização durante a pandemia. Apesar das dificuldades e incertezas, muitas empresas viram em suas franquias internacionais possibilidades de expandir ainda mais, e preparar o terreno para a retomada nos próximos meses.

As empresas puderam, também, expressar seus interesses quanto ao mercado da Guatemala e demais países centro-americanos. Segundo os representantes da AGF, Fiorella Perini e José Fernández, vários contatos de empresários brasileiros já foram solicitados por investidores.

“A Guatemala é o quinto maior mercado de franquias da América Latina, e com este evento feito na parceria da ABF e AGF, os investidores da América Central agora veem no Brasil o potencial de suas marcas para se desenvolverem nestes mercados com grandes participações de marcas internacionais,” disse José Fernandez. E completa: “Esperamos que os negócios de franquias brasileiras na América Central se concretizem nos próximos meses.”

“Foram duas sessões muito valiosas para o mercado como um todo, e um começo ótimo para este novo convênio do Franchising Brasil. Neste ano, ainda teremos vários outros projetos que dão força à internacionalização mesmo ainda em meio a pandemia”, comenta Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e do Franchising Brasil.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.