InicioFranchising BrasilNoticiasFranchising brasileiro cresceu 13,8% em faturamento no último ano; confira as expectativas para 2024

Franchising brasileiro cresceu 13,8% em faturamento no último ano; confira as expectativas para 2024

Franchising brasileiro cresceu 13,8% em faturamento no último ano; confira as expectativas para 2024

A pesquisa de desempenho anual do setor de franquias, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou um crescimento significativo do setor em 2023, tanto no volume de operações (6,2%), quanto no número de redes de franquia (7,6%).

O crescimento robusto do franchising também foi evidenciado pelo faturamento de R$ 240,6 bilhões em 2023, que representou um incremento de 13,8% em relação ao ano anterior. Os três segmentos que apresentaram as maiores expansões foram Alimentação – Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%).

As projeções da ABF indicam um crescimento contínuo em 2024. A renovação do convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — que desde 2005 resulta no programa Franchising Brasil — e as diversas ações planejadas para este ano demonstram o compromisso da ABF em fortalecer o franchising brasileiro no mercado global.

“Estamos muito entusiasmados com as oportunidades que se apresentam para as franquias brasileiras no mercado internacional em 2024”, disse o gerente de Projetos Internacionais da ABF, Bruno Amado. “Com a renovação do convênio com a ApexBrasil, planejamos intensificar nossos esforços para promover as franquias brasileiras em diversos países.”

Amado enfatiza que o Franchising Brasil continuará sendo uma plataforma crucial para apoiar a internacionalização das marcas brasileiras. “Nossas ações incluem participações em eventos internacionais, missões comerciais e projetos de promoção da imagem do franchising brasileiro no exterior”, explica. “Estamos confiantes de que, com essas iniciativas, veremos um aumento significativo no número de marcas brasileiras expandindo seus negócios globalmente em 2024.”

Após o sucesso do convênio anterior, que contou com a participação de 178 empresas, a ABF e a ApexBrasil almejam expandir ainda mais o alcance deste programa nos próximos dois anos. Para isso, uma série de iniciativas já estão planejadas para 2024. Está previsto, por exemplo, o Projeto Comprador – atividade que reúne franqueadores nacionais a investidores internacionais – durante a ABF Franchising Expo, que ocorrerá em junho, na cidade de São Paulo. Adicionalmente, estão planejadas missões comerciais à China em junho e setembro, ao Chile em outubro e a Portugal, em novembro.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio  de ações de promoção comercial. Para participar, basta baixar e preencher o termo de adesão disponível no site e enviá-lo para [email protected].

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços  brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.