No dia seis de dezembro, Natal Baril, diretor internacional da ABF, ministrou uma mentoria virtual sobre a internacionalização do setor de franquias. Sob o tema “Dicas importantes para uma internacionalização segura e bem sucedida”, a transmissão foi realizada pelo Franchising Brasil – programa de internacionalização da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Durante o encontro com empresários, Natan falou de tópicos essenciais para aqueles com o sonho de levar a sua marca para o mundo. “Uma ótima dica é não iniciar a sua operação como uma master franquia, mas ter uma franquia estratégica, que visa a consolidação no mercado primeiro”, conta.
O diretor explicou, por exemplo, a necessidade de os empresários brasileiros terem um plano de negócios exclusivo para a estratégia de expansão internacional: “Se você não tiver um planejamento que sustente a sua internacionalização, provavelmente ela não será bem sucedida”. Ele também trouxe insights em relação a mercados-alvos e como abordá-los.
Natan ainda respondeu perguntas dos empresários que participaram da mentoria.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.