A mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre a Internacionalização das Franquias Brasileiras apontou que as redes nacionais registraram um crescimento de 16% fora do Brasil em 2022 frente a 2021. O número de marcas no exterior subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de redes brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%.
Entre os principais motivos para essa expansão destacam-se a reabertura das atividades econômicas, a busca por novos mercados, a ampliação do faturamento em moedas mais fortes e a mitigação de riscos econômicos. São exemplos de franquias que se internacionalizaram em 2022 as marcas Grupo SD, Emporium da Beleza e Espaçolaser. Todas elas participam do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a ABF.
Entre os principais países com atuação de franquias brasileiras, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, contando com 78 marcas em 2022 frente 69 no ano anterior. Portugal (de 51 para 56), Paraguai (de 44 para 46), Bolívia (de 25 para 27) e Colômbia (de 20 para 23) mantiveram suas colocações em relação a 2021. Já em sexto lugar aparece o Chile, que subiu uma posição comparado a 2021, seguido de Uruguai, México, Argentina e Espanha.
O levantamento indica também que o segmento de Moda continua liderando a lista por número de marcas, porém diminuiu a sua participação, de 44 para 40, empatando com Saúde, Beleza e Bem-Estar, que em 2021 contava com 36 redes no exterior. Alimentação, que subiu de 27 para 32 marcas, Educação, de 21 para 26, Serviços e Outros Negócios, de 15 para 21, e Casa e Construção, de 13 para 20, apresentaram crescimentos mais expressivos.
“Moda foi o pioneiro no franchising e continua com grande participação, mas, de fato, identificamos no ano passado a intensificação do movimento no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, principalmente na área de estética. É interessante notar que aqui falamos da exportação de serviços, mercado que entendemos que contém muito potencial para as franquias brasileiras. Além disso, cabe destacar também a internacionalização de franquias de açaí, produto tipicamente brasileiro que está tendo aceitação em outros países”, comenta Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil.
Com o arrefecimento da pandemia, a agenda de missões presenciais foi retomada com mais intensidade em 2022. Ao todo, o Franchising Brasil realizou sete missões internacionais, com destaque para Franchising Expo Franchise Paris, a Multi-Unit Franchise Conference em Las Vegas, nos EUA, Feira Internacional de Franquicias (FIF) no México, além de missões a Portugal, Emirados Árabes, Paraguai e Bolívia. De acordo com enquetes realizadas após estas ações, o projeto estima que irá gerar negócios na ordem de USD 4 milhões no período de até dois anos.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.