InicioFranchising BrasilNoticiasDoutor Sofá: rede planeja abertura de unidades no Chile, na Argentina e em países do mercado europeu

Doutor Sofá: rede planeja abertura de unidades no Chile, na Argentina e em países do mercado europeu

Doutor Sofá: rede planeja abertura de unidades no Chile, na Argentina e em países do mercado europeu

A Doutor Sofá, fundada em 2013, em Joinville, Santa Catarina, e uma das maiores redes de franquias de limpeza especializada em estofados do país, passou pela pandemia com leveza e crescimento. A marca participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) — conta atualmente com 212 unidades e tem planos de expansão internacional para 2022.

O caráter digital da empresa, que desde o início tem atuação 100% online, possibilitou um preparo melhor para gerenciar o negócio durante a pandemia. As unidades são administradas no sistema “homeoffice” e os clientes prospectados por meio do marketing digital. O período, inclusive, impactou positivamente a demanda dos serviços oferecidos pela empresa.

“Pouquíssimas adaptações foram necessárias em nosso modelo de negócio durante este período. Além disso, a Covid-19 trouxe uma preocupação extra para todas as pessoas no quesito limpeza, o que aumentou a demanda por esse tipo de trabalho. Além de não perder nenhuma franquia, dezenas de franqueados adquiriram novas unidades ao longo desse período pandêmico”, pontua Raphael Quadros, diretor de expansão da Doutor Sofá.

Em 2019, a Doutor Sofá deu mais um grande passo em sua expansão, iniciou seu processo de internacionalização, que foi oficializado em 2021. A expectativa para o ano de 2022 é de fortalecimento da marca, com a inauguração de 50 novas unidades no Brasil e mais 15 novas unidades internacionais. “Percebemos a grande demanda por empresas especializadas em higienização de estofados em diversos lugares do mundo. Em vários países que visitamos, as pessoas têm o costume de trocar o sofá quando ele fica muito sujo, e o mesmo acontece com colchões e cadeiras. Por essa razão, decidimos investir na expansão no exterior”, cita Quadros.

Os mercados chave no crescimento internacional da Doutor Sofá são os países vizinhos, Paraguai e Uruguai, além da Espanha e Estados Unidos. Para os próximos 24 meses, a empresa se prepara para mais desafios e deve receber mais operações da franquia em novos países na lista de expansão, como Portugal, França, Itália, Chile e Argentina. Para a atuação da marca no exterior, foram adotadas estratégias específicas de acordo com o perfil de cada país. A Espanha foi contemplada com um Master Franqueado e em breve outra unidade será inaugurada na França.

“Optamos por este formato na Espanha devido às peculiaridades desse país, considerando as variações de idiomas do local e o grande potencial de crescimento, que exige uma presença mais próxima dos franqueados devido ao número de inaugurações previstas nos próximos dois anos”, encerra Raphael.

Prêmios e certificações

Em 2019, a Doutor Sofá foi eleita a melhor franquia do segmento no país pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Com sistema próprio de gestão, a empresa se destaca pela qualidade de seus serviços e pelo amplo apoio oferecido aos franqueados. O suporte engloba todos os aspectos da gestão da franquia, desde a precificação dos serviços até o pós-venda ao cliente, incluindo a atuação direta da empresa na prospecção de clientes para cada unidade franqueada, um dos enormes diferenciais da marca.

“Nosso time de marketing mantém a gestão das campanhas em redes sociais, sendo responsável por mais de 70% do faturamento da rede. Além do gerenciamento das campanhas, todas as nossas franquias recebem todo conteúdo digital para redes sociais prontos. Desta forma, simplificamos a operação, para que os franqueados possam focar suas energias e atenção naquilo que mais importa: um atendimento de excelência, qualidade na prestação dos serviços e uma ótima gestão administrativa de sua unidade”, afirma Raphael.

A rede também dispõe de um software próprio de gestão, que permite ao franqueado ter a gestão do seu negócio na palma da mão, aumentando o controle e permitindo que eles tomem decisões estratégicas baseadas nos dados da companhia. A empresa também lançou recentemente a plataforma SOFÁFLIX, que conta com mais de 250 treinamentos para franqueados e vendedores das unidades, focados em capacitação operacional, gestão comercial, gestão financeira, entre outros. “Esses nossos diferenciais competitivos são responsáveis pelo altíssimo nível de satisfação, que colocaram a Doutor Sofá entre as cinco marcas com os franqueados mais satisfeitos do Brasil”, explica Raphael citando a pesquisa divulgada pelo “Guia de Franquias PEGN 2021”, realizada pela Serasa Experian, que englobou mais de 400 participantes.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.