InicioFranchising BrasilNoticiasDiretor internacional da ABF participa da Wholesale and Retail Convention

Diretor internacional da ABF participa da Wholesale and Retail Convention

Diretor internacional da ABF participa da Wholesale and Retail Convention

Nesta quarta-feira (23/06) Natan Baril, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e sócio na Baril Advogados Associados, participou da conferência Wholesale and Retail, realizada pelo Santander do Reino Unido.  

Durante a apresentação digital para o grupo de investidores europeus, Natan apresentou o cenário brasileiro de franquias e falou sobre o Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a ABF, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O executivo participou do painel sobre o mercado latino-americano, que recebeu o nome “Foco em tendências emergentes e em desenvolvimento na América Latina”. Além de Natan, o painel teve como convidado  Jean Charles Cazenave, representando o México e as lojas de departamento de luxo El Palacio de Hierro. Após a fala de Jean, às 16h, foi a vez de Natan trazer os seus insights sobre o mercado de franquias brasileiro. 

Em sua apresentação, o diretor internacional da ABF discorreu sobre as oportunidades brasileiras e o papel da associação em representar esse setor. “Nós trabalhamos com força para promover a educação para quem quer saber mais sobre o franchising”, explicou, acrescentando: “temos empresas expandindo seus negócios por meio do franchising todos os dias. Quando falamos de faturamento, nós temos todos os anos, um crescimento de dois dígitos. Com a pandemia nós fomos impactados, mas acreditamos que esses números serão recuperados”. 

Natan ainda falou sobre os eventos promovidos pela associação e trouxe ao público internacional os resultados da pesquisa “Desempenho do Setor de Franquias no País”, que revela dados de faturamento, crescimento e abertura de unidades das maiores franquias do país. 

Além disso, o executivo discorreu sobre a assinatura da renovação do convênio do Franchising Brasil para o biênio 2021/2023. “Agora iremos promover mais ainda os serviços para os nossos participantes. Para se ter uma ideia, hoje temos 163 marcas brasileiras atuando em diferentes mercados, sendo que a maioria se encontra nos Estados Unidos, Portugal e Paraguai”, finaliza.

A Wholesale and Retail Convention 

A convenção online, que iniciou sua programação na terça-feira (22), segue até quinta-feira (24).  O tema do evento é o “Comércio global no novo mundo do atacado e varejo”. A programação começou com dois painéis de overview sobre as tendências do mercado do Reino Unido e as oportunidades internacionais dos canais de venda digitais, e seguirá com foco em mercados específicos, como Oriente Médio, Europa, Ásia, e América Latina.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.