InicioFranchising BrasilNoticiasChilli Beans aumenta vendas de óculos de grau durante a quarentena e revela estratégias

Chilli Beans aumenta vendas de óculos de grau durante a quarentena e revela estratégias

Chilli Beans aumenta vendas de óculos de grau durante a quarentena e revela estratégias

Durante a pandemia, a Chilli Beans, marca brasileira de óculos, mudou o foco de suas vendas e já colhe bons resultados. A rede liderada por Caito Maia é uma das participantes do Franchising Brasil, projeto de internacionalização do setor brasileiro — resultado da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising)  — e conta com 917 unidades no Brasil, além de mais de 30 no exterior.

Com os clientes passando mais tempo em casa e inserindo atividades como a leitura na rotina, a Chilli Beans resolveu redirecionar seus esforços. Ao invés de focar nos óculos de sol, ponto forte da marca, a empresa se concentrou na venda de óculos de grau, mais necessários durante este momento.

Antes da crise, os óculos de sol representavam 80% do faturamento da Chilli Beans, enquanto óculos de grau e relógios representavam os outros 20%. Em entrevista ao podcast Do Zero Ao Topo, da InfoMoney, Caito revela que, nos últimos meses, esse percentual mudou para 50/50.

Chilli Beans no topo

Caito declarou ainda que mesmo suas expectativas mais otimistas acabaram “barradas” pela pandemia. Mesmo assim, a empresa vem reabrindo aos poucos suas unidades e seguindo caminhos possíveis ao lado de seus franqueadores.

Apesar do comércio ainda enfrentar dificuldades por conta da presença baixa de pessoas em shoppings e lojas, a queda da Chilli Beans foi de apenas 5% em vendas durante o período. Uma das estratégias utilizadas é o atendimento via WhatsApp. Além disso, o site da empresa tem uma área especialmente dedicada a conectar compradores e lojistas. Segundo Maia, este canal “veio para ficar”, mesmo após a pandemia.

Em uma das ações do projeto Franchising Brasil, a Orientação Internacional edição Portugal, Caito deu uma dica valiosa que se aplica não só à pandemia, mas também ao negócio no geral. O empresário instruiu empreendedores a economizarem no custo de escritório para focarem mais em lojas e direcionar os custos do negócio. Com unidades na Europa e força em Portugal, a marca se adequou às exigências do público local e tem aproveitado a retomada pós-crise no continente, que já permitiu a reabertura do comércio em diversos países.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa a apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.