InicioFranchising BrasilNoticiasOperação norte-americana da Acquazero concede à marca vaga na final do Prêmio Destaque de Internacionalização

Operação norte-americana da Acquazero concede à marca vaga na final do Prêmio Destaque de Internacionalização

Operação norte-americana da Acquazero concede à marca vaga na final do Prêmio Destaque de Internacionalização

A rede Acquazero está na reta final do Prêmio Destaque de Internacionalização graças ao sucesso de sua operação nos Estados Unidos. A condecoração é promovida pelo Franchising Brasil, o Programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A franquia de limpeza ecológica atende o setor automotivo e possui 320 franqueadas. Hoje, a Acquazero tem duas lojas no mercado norte-americano: uma na cidade de Gansville e outra em Orlando, que ainda está no processo de implantação. Ambas as unidades são no formato delivery, no qual uma van personalizada atende o cliente onde ele estiver.

A empresa se identifica atuante no mercado de “estética automotiva” e tem como conceito do seu negócio a preocupação com o meio ambiente, na quantidade de água utilizada para limpeza de um veículo e na utilização de produtos biodegradáveis. Além dos serviços em veículos, a marca atua em outros setores, como embarcações, aeronaves e residências, nesse caso com foco em estofados.

No ano de 2019 a Acquazero decidiu conhecer mercados e se aproximar de marcas que já viviam a internacionalização. A empresa participou por meio do Programa Franchising Brasil de ações internacionais para os Estados Unidos, Portugal, China, Peru, Colômbia e Argentina. Durante as viagens, os empresários buscavam conhecer ao máximo o mercado, os concorrentes, formatos utilizados e ainda realizar networking com outras redes franqueadoras.

“Focamos iniciar nos EUA por seu potencial e, claro, por ser vitrine para todos os demais países”, explica Henrique Mol, representante da marca. Ele conta que primeiro definiram entrar com formato de menor investimento, reduzindo o risco e adequando a realidade do mercado.

“Conhecendo melhor o mercado vimos que para entrar com operação física seria necessário grandes lojas para posicionar a marca. Iniciamos a internacionalização com franqueado que já tinha unidade no Brasil e operava bem seu formato, assim conseguimos alguém que tinha conhecimento do negócio”, afirma.

Segundo Henrique, todo processo de internacionalização foi um aprendizado, e atualmente a Acquazero está com pelo menos três negociações de franqueados para 2021.

Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização

O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.

A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação,  criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex-Brasil e da ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.

LEIA TAMBÉM: Conheça os finalistas do Prêmio Destaque de Internacionalização