Início Notícias Franchising reunido por responsabilidade social

Franchising reunido por responsabilidade social

Organizar e estimular atividades sociais são objetivos da AFRAS, criada para integrar empresas do franchising em ações no Terceiro Setor

 

O grande número de redes franqueadoras envolvidas com projetos sócio-ambientais e a perspectiva de atrair mais empresas socialmente responsáveis levaram à criação da AFRAS (Associação Franquia Solidária), braço social da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Lançada na última edição da ABF Franchising Expo, em junho, a entidade centraliza as práticas de responsabilidade social, estimula novas atividades e fomenta parcerias entre empresas do setor e organismos assistenciais.

 

A AFRAS espera elevar substancialmente o índice de responsabilidade empresarial das franquias associadas à ABF. Hoje, cerca de 20% participam de algum tipo de projeto social. `Com a organização dos dados, o incentivo à atuação continuada e a troca de experiências promovida pela associação, o empresário vai se sentir mais seguro e passará a compreende que é essencial estar inserido em um mundo socialmente responsável`, acredita Beno Krivkin, presidente da AFRAS.

 

Além de propiciar condições para a implantação ou continuidade de ações de filantropia, voluntariado e preservação do meio ambiente, a entidade também divulga as melhores práticas das empresas atuantes. Para tanto, mantém um cadastro de organizações do Terceiro Setor e um levantamento completo das ações sociais de redes franqueadoras e empresas que integram o sistema de franchising.

 

O Balanço Social do Franchising deve ser elaborado com base em uma pesquisa detalhada, retratando o impacto gerado na sociedade e nas próprias empresas por projetos de responsabilidade social. Como reconhecimento às melhores práticas, a AFRAS pretende criar no próximo ano duas ferramentas de avaliação: o Ranking do Bem e o Selo de Excelência Social.


Atualmente são 37 as empresas associadas (32 fundadoras e 5 mantenedoras), mas o número deve aumentar ainda mais depois da Convenção da ABF, de 5 a 9 de outubro em Itaparica (BA). `A AFRAS tem a função de despertar o empresariado quanto à sua parcela de responsabilidade com a sociedade, mostrando quais são os caminhos e facilitando os contatos para desenvolver projetos sólidos. Trata-se de um importante trabalho de conscientização e direcionamento`, completa Eleine Bélaváry, diretora executiva da associação.

 

 

Informações para a imprensa

Ex-Libris Comunicação Integrada

Rodrigo Barneschi (11) 3266-6088/ 9328-0508

Lúcia Mesquita (11) 3284-2054/ 9627-4606