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Franchising é destaque no SelectUSA

Cristina Franco participou de evento na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham)

O franchising teve um especial destaque no dia 27 de agosto, na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham). A presidente da ABF, Cristina Franco, falou para uma plateia de empresários do Brasil, representantes de mais de 230 empresas dos Estados Unidos e autoridades governamentais de ambos os países durante o SelectUSA – Programa de investidores brasileiros nos EUA, criado em 2011 pelo presidente Barack Obama. Participaram também do evento, que teve apoio da ABF, Gabriel Rico, CEO da Amcham-Brasil, Liliana Ayalde, embaixadora norte-americana, ken Hyatt, subsecretário de Comércio dos Estados Unidos, Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil e, apresentando seu case de sucesso internacional, Caito Maia, CEO da Chilli Beans.

“O franchising é uma indústria que brilha e cresce bem acima do PIB nacional há mais de uma década. Atualmente, o setor fatura R$ 115 bilhões e emprega mais de 1 milhão de brasileiros. Estes são números que nos honram, fruto de um trabalho valoroso”, destacou a presidente da ABF.

Segundo Cristina, os profissionais do franchising brasileiro conseguiram construir uma indústria para alçar voo no mundo todo e especialmente na América, meca do comércio e dos negócios.

A executiva observou ainda o enorme potencial de expansão das marcas brasileiras no exterior. De acordo com a ABF, apenas 4,8% das redes de franquias nacionais estão internacionalizadas. “Há vocação exportadora no franchising, que sabe agir localmente e pensar globalmente”, afirmou.

Um exemplo de internacionalização bem-sucedida foi apresentado por Caito Maia. Lançada dentro do Mercado Mundo Mix, onde, para o empresário, nasceu a moda brasileira, a Chilli Beans é hoje a marca de óculos com maior market share do Brasil, alcançando 22%, à frente da Ray Ban (11%). Contando com 15 lojas atualmente nos Estados Unidos – onde já investiu US$ 10 milhões – e presente em países como Israel e Emirados Árabes Unidos, a rede almeja chegar a 250 pontos de venda (PDVs) no exterior em cinco anos. “A Chilli Beans é resultado de muita luta, garra e eu vivo um momento de rever muitos conceitos, olhar para dentro de casa e ajustar tudo o que temos”, disse Caito, e completou: “Sou um guerreiro só nos Estados Unidos e no mundo e se abro mão do meu ‘ebitda’ é porque quero ser uma marca global”.

O “roadshow” SelectUSA trouxe para o Brasil representantes de empresas dos estados norte-americanos Arkansas, Georgia, Mississipi, California e Porto Rico, além das cidades texanas Brownsville, Edinburg e San Antonio.